A constituição do ethos do professor de educação básica: em foco o discurso de Amanda Gurgel

Autores

  • Ananias Agostinho da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Amanda Gurgel, Discurso polí­tico, Ethos, Professor de educação básica

Resumo

No presente artigo, pretendemos analisar o(s) ethos revelado(s) no discurso da professora de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, pronunciado em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, considerando os seus possí­veis interlocutores e as condições de produção do discurso. Para tanto, buscamos fundamento na Teoria da Argumentação no Discurso ou Nova Retórica, de Perelman e Tyteca (2005) e nos estudos de Charaudeau (2006) e Maingueneau (1993) sobre a noção de ethos polí­tico. Os resultados obtidos demonstram que a professora utiliza, especialmente, a estratégia argumentativa de provocação, marca principal de seu discurso, revelando vários ethos caracterí­sticos de discursos polí­ticos, tais como ethos de identificação, seriedade, humanidade e solidariedade, constituí­dos ao longo de todo o discurso.

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Referências

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

SILVA, A. A. da . A constituição do ethos do professor de educação básica: em foco o discurso de Amanda Gurgel. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 147–161, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1163. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores