A constituição do ethos do professor de educação básica: em foco o discurso de Amanda Gurgel
Palavras-chave:
Amanda Gurgel, Discurso político, Ethos, Professor de educação básicaResumo
No presente artigo, pretendemos analisar o(s) ethos revelado(s) no discurso da professora de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, pronunciado em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, considerando os seus possíveis interlocutores e as condições de produção do discurso. Para tanto, buscamos fundamento na Teoria da Argumentação no Discurso ou Nova Retórica, de Perelman e Tyteca (2005) e nos estudos de Charaudeau (2006) e Maingueneau (1993) sobre a noção de ethos político. Os resultados obtidos demonstram que a professora utiliza, especialmente, a estratégia argumentativa de provocação, marca principal de seu discurso, revelando vários ethos característicos de discursos políticos, tais como ethos de identificação, seriedade, humanidade e solidariedade, constituídos ao longo de todo o discurso.Downloads
Referências
CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
CHARAUDEAU, P. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2006.
DUCROT, O. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In:______. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.
______. Argumentação e "Topoi" Argumentativos. In: GUIMARíES, Elisa. História e sentido na linguagem. Campinas, SP: Pontes, 1989.
MAINGUENEAU, D. O ethos. In: ____ Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006, p. 266 – 290.
MEYER, M. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: A retórica. São Paulo: Ática, 2007.
SOUZA, G. S. de. A argumentação nos discursos: questões conceituais. In: FREITAS, Alessandra Cardoso et all (Org.) Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Mossoró: Queima-Bucha/Edições UERN, 2008, p. 57-74.
______; COSTA, R. L. da. O professor de Letras e o seu discurso: a constituição do ethos de professores do ensino superior. In. Revista Letra Magna. Ano 05. n.10. 2009.
PERELMAN, C; OLBRESCHTS – TYTECA. L. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução de GALVíO, M. E. A. P. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução de I. C. BENEDETTI. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.