A constituição do ethos do professor de educação básica: em foco o discurso de Amanda Gurgel

Autores/as

  • Ananias Agostinho da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Amanda Gurgel, Discurso polí­tico, Ethos, Professor de educação básica

Resumen

No presente artigo, pretendemos analisar o(s) ethos revelado(s) no discurso da professora de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, pronunciado em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, considerando os seus possí­veis interlocutores e as condições de produção do discurso. Para tanto, buscamos fundamento na Teoria da Argumentação no Discurso ou Nova Retórica, de Perelman e Tyteca (2005) e nos estudos de Charaudeau (2006) e Maingueneau (1993) sobre a noção de ethos polí­tico. Os resultados obtidos demonstram que a professora utiliza, especialmente, a estratégia argumentativa de provocação, marca principal de seu discurso, revelando vários ethos caracterí­sticos de discursos polí­ticos, tais como ethos de identificação, seriedade, humanidade e solidariedade, constituí­dos ao longo de todo o discurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008.

CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

CHARAUDEAU, P. Discurso polí­tico. São Paulo: Contexto, 2006.

DUCROT, O. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In:______. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.

______. Argumentação e "Topoi" Argumentativos. In: GUIMARíES, Elisa. História e sentido na linguagem. Campinas, SP: Pontes, 1989.

MAINGUENEAU, D. O ethos. In: ____ Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006, p. 266 – 290.

MEYER, M. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: A retórica. São Paulo: Ática, 2007.

SOUZA, G. S. de. A argumentação nos discursos: questões conceituais. In: FREITAS, Alessandra Cardoso et all (Org.) Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Mossoró: Queima-Bucha/Edições UERN, 2008, p. 57-74.

______; COSTA, R. L. da. O professor de Letras e o seu discurso: a constituição do ethos de professores do ensino superior. In. Revista Letra Magna. Ano 05. n.10. 2009.

PERELMAN, C; OLBRESCHTS – TYTECA. L. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução de GALVíO, M. E. A. P. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução de I. C. BENEDETTI. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

SILVA, A. A. da . A constituição do ethos do professor de educação básica: em foco o discurso de Amanda Gurgel. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 147–161, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1163. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores