A constituição do ethos do professor de educação básica: em foco o discurso de Amanda Gurgel
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v2i1.548Keywords:
Amanda Gurgel, Discurso político, Ethos, Professor de educação básicaAbstract
No presente artigo, pretendemos analisar o(s) ethos revelado(s) no discurso da professora de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, pronunciado em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, considerando os seus possíveis interlocutores e as condições de produção do discurso. Para tanto, buscamos fundamento na Teoria da Argumentação no Discurso ou Nova Retórica, de Perelman e Tyteca (2005) e nos estudos de Charaudeau (2006) e Maingueneau (1993) sobre a noção de ethos político. Os resultados obtidos demonstram que a professora utiliza, especialmente, a estratégia argumentativa de provocação, marca principal de seu discurso, revelando vários ethos característicos de discursos políticos, tais como ethos de identificação, seriedade, humanidade e solidariedade, constituídos ao longo de todo o discurso.Downloads
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