A prática de escrita em uma perspectiva dialógica de linguagem: interações entre ensino fundamental e superior
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02102Palavras-chave:
Ensino, Produção textual, Formação docenteResumo
Este artigo apresenta uma experiência discursiva estabelecida entre alunos da educação básica e superior. De um lado, estudantes do ensino fundamental II (6° ao 9° ano) escrevem com o objetivo de passar orientações pedagógicas a futuros professores de Português. De outro, licenciandos prestes a concluir o curso de Letras Português/Literaturas recebem, analisam e respondem as cartas dos referidos alunos. Transitando e servindo de correio em meio a essa linha enunciativa, uma professora atuante na educação básica e estreante como docente substituta no ensino superior busca estabelecer uma ponte entre educação básica e superior. Para isso, com base em estudos que mostram a importância de contextualização discursiva nas atividades de produção textual, bem como em discussões a respeito de concepções de educação, este artigo discute sobre expectativas e reflexões dos aprendizes transeuntes da ponte e do evento discursivo estabelecido (aprendizes transeuntes entre os quais a professora correio se inclui). Como procedimento metodológico e fundamentação teórica, usa-se a Análise Dialógica do Discurso, a fim de problematizar a experiência didática, bem como as percepções sobre a prática docente. Os resultados apontam para concepções de educação cristalizadas na educação básica e percepções as quais levam a (re)pensar práticas de formação inicial.
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