Reflexões sobre os impasses na relação entre professor de português e a leitura literária: uma discussão teórica

Autores

  • Paula Renata Hanke da Silveira Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Palavras-chave:

Professor de português, Leitor literário, Texto literário

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se refletir acerca dos impasses presentes na relação entre o professor de português e a leitura literária. Para realizar tal intenção, a metodologia deste trabalho se dá por meio de uma discussão teórica utilizando diversos autores que abordam questões relativas à natureza e função do texto literário, conceito de leitura e leitor, além do modo pelo qual se busca trabalhar estes textos em sala de aula. Abordam-se também os impasses suscitados pela relação entre professor de português e texto literário. Nota-se que estes impasses vividos pelo professor de português no que diz respeito ao texto literário são dois: o equilí­brio entre natureza inconstante da literatura e burocracia escolar; possí­vel formação leitora insuficiente do professor como leitor que o leva a assumir uma postura mimética quanto ao uso do texto literário em sala de aula.

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

SILVEIRA, P. R. H. da . Reflexões sobre os impasses na relação entre professor de português e a leitura literária: uma discussão teórica. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 190 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1281. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores