Se um viajante numa noite de inverno: o leitor e a leitura a partir da interpretação e superinterpretação

Autores

  • Wéllia Pimentel Santos Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Palavras-chave:

Autor, Leitor, Texto

Resumo

O presente artigo oferece uma leitura do romance Se um viajante numa noite de inverno, obra publicada originalmente na Itália em 1979, por Italo Calvino, à luz do referencial teórico proposto pelo semiólogo Umberto Eco, especialmente a partir de sua obra Interpretação e Superinterpretação (2001). Partindo do pressuposto de que a construção narrativa do 'hiper-romance' de Calvino, Se um viajante numa noite de inverno (1979), pode ser aproximada à teoria defendida por Eco, o ponto de contato principal entre esses autores aparentemente tão distintos está no fato de que ambos dedicaram-se a pensar, de modo incisivo a questão da interpretação do texto literário. Assim sendo, o processo inovador da confecção do romance de Calvino permitiu um estudo mais aprofundado da obra a partir de uma perspectiva crí­tica de análise e interpretação dos textos destacados. Através do contraponto destes livros percebe-se, sobretudo, na obra de Calvino que seu objetivo central foi o de realizar uma crí­tica à própria literatura. Contudo, esta análise comparativa das obras exemplificou, através de seus estilos tão diferentes um do outro, a ruptura sofrida pela escritura calviniana, de modo que o próprio Calvino rompe com o paradigma da perspectiva tradicional de leitura enquanto Eco sugere repensarmos a compreensão do texto literário indo além do aparente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. Notas de literatura. São Paulo: Duas Cidades, 2003.

BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética (A Teoria do Romance). 4 ed. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

BASSANEZI, C. Mulheres dos anos dourados. In: PRIORE, M. D. (Org.). História das mulheres no Brasil. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 607-639.

GOLDMANN, L. Sociologia do romance. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

REBELO, M. A estrela sobe. 3.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

ROSENFELD, A. Reflexões sobre o romance moderno. In: Crí­tica: Texto/contexto. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1996, pp. 75-97.

XIMENES, M. A. Moda e arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX. São Paulo: Estações das Letras e Cores, 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

SANTOS, W. P. . Se um viajante numa noite de inverno: o leitor e a leitura a partir da interpretação e superinterpretação. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 231 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1284. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores