Multiletramentos em materiais didáticos na rede pública de ensino do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02407Palavras-chave:
Multiletramentos, Gênero notícia, Material didáticoResumo
Este artigo visa examinar práticas de multiletramentos sobre o gênero notícia promovidas em materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) aos docentes de turmas do 6.º ano do ensino fundamental, no período pandêmico de março/2020 a setembro/2021. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza qualitativa-quanto, com base em Menegassi (2009), Solé (1998) e Baltar (2004) e uma pesquisa documental com a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011) aplicada no software ATLAS.ti. Para tanto, coletou-se uma amostragem de 11 arquivos ppt (248 slides) e um enunciado de produção textual sobre o gênero notícia, todos compartilhados com docentes via RCO+Aulas e com discentes do 6.º ano do ensino fundamental via Google Classroom. Como resultados, por meio desse corpus, foi possível perceber que esses materiais de apoio ao docente propõem práticas pouco promotoras de multiletramento, dado que não abrangem um trabalho com textos autênticos e multimodais como o gênero notícia; por outro lado, identificam-se práticas de letramentos em leitura e produção escrita. Por fim, os resultados parecem apontar que essa consequência decorre de uma alta valorização da literalidade do discurso e pouca exploração das diferentes semioses presentes nos textos da contemporaneidade. Diante disso, ressalta-se o papel fundamental do professor na garantia de uma pedagogia dos multiletramentos.
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