Multiletramentos em materiais didáticos na rede pública de ensino do Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02407

Palabras clave:

Multiletramentos, Gênero notícia, Material didático

Resumen

Este artigo visa examinar práticas de multiletramentos sobre o gênero notícia promovidas em materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) aos docentes de turmas do 6.º ano do ensino fundamental, no período pandêmico de março/2020 a setembro/2021. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza qualitativa-quanto, com base em Menegassi (2009), Solé (1998) e Baltar (2004) e uma pesquisa documental com a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011) aplicada no software ATLAS.ti. Para tanto, coletou-se uma amostragem de 11 arquivos ppt (248 slides) e um enunciado de produção textual sobre o gênero notícia, todos compartilhados com docentes via RCO+Aulas e com discentes do 6.º ano do ensino fundamental via Google Classroom. Como resultados, por meio desse corpus, foi possível perceber que esses materiais de apoio ao docente propõem práticas pouco promotoras de multiletramento, dado que não abrangem um trabalho com textos autênticos e multimodais como o gênero notícia; por outro lado, identificam-se práticas de letramentos em leitura e produção escrita. Por fim, os resultados parecem apontar que essa consequência decorre de uma alta valorização da literalidade do discurso e pouca exploração das diferentes semioses presentes nos textos da contemporaneidade. Diante disso, ressalta-se o papel fundamental do professor na garantia de uma pedagogia dos multiletramentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno dos Santos de Castro Brito, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL/UFPR). Professor de Língua Portuguesa/Inglesa na Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística (CNPQ/UFPR).

Rosane de Mello Santo Nicola, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora do Curso de Letras Português-Inglês (PUCPR). Membro do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre), para formação docente da PUCPR. Membro dos grupos de pesquisa Criatividade, Inovação e Desenvolvimento em Educação Superior e Teorias e Análises da Linguagem e Linguística Aplicada.

Citas

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. Desempenhos em leitura nas séries finais de ciclo. Acta Scientiarum Language and Culture, v. 30, n. 2, p. 129-137, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.698. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/698. Acesso em: 01 jun. 2022.

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4. ed. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.

BALTAR, M. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com jornal de sala de aula. Caxias do Sul, RS: Educs, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2011.

BERNARDES, S. M. F. D.; CATELÃO, E. de M. Tecnologias da informação e comunicação: transformando nossos hábitos institucionais de ensinar e aprender. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 5, n. 2, p. 266-283, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1507. Acesso em: 15 janeiro. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 15/2017, aprovado em 15 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 21 dez. 2017. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN152017.pdf?query=BNCC. Acesso em: 10 de nov. 2021.

BRASIL. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Paraná, 2021.

GAYDECZKA, B. A multimodalidade na reportagem impressa. Estudos Linguísticos, v. 36, n. 3, p. 108-115, set.-dez. 2007. Disponível em: http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2007/sistema06/87.PDF. Acesso em: 10 jun. 2022.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

MENEGASSI, R. J. Professor e escrita: a construção de comandos de produção de textos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 42, p. 55-79, jul./dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639372. Acesso em: 1 jun. 2022.

MENEGASSI, R. J. Avaliação de Leitura: construção e ordenação de perguntas. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, Campinas, SP. ALB, 2009. Disponível em: http://www.alb.com.br/portal.html. Acesso em: 1 jun. 2022.

PARANÁ. Plataforma Redação Paraná. Disponível em: https://redacao.pr.gov.br/About/Info. Acesso em: 23 ago. 2022.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SILVA, P. H. Os gêneros jornalísticos e a notícia. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 2, 2011, Uberlândia. Anais do Silel. Uberlândia: UBUFU, 2011. p. 1 – 17.

SIMÕES, L. J. et al. Leitura e autoria: planejamento em língua portuguesa e literatura. Erechim: Edelbra, 2012.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

STREET, B. V. Literacy in Theory and Practice. New York: Cambridge University Press, 1984.

VAN DIJK, T. A. et al. Semiótica narrativa e textual. São Paulo: Cultrix, 1977.

Publicado

2024-05-30

Cómo citar

BRITO, B. dos S. de C.; NICOLA, R. de M. S. Multiletramentos em materiais didáticos na rede pública de ensino do Paraná. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02407, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02407. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5099. Acesso em: 21 nov. 2024.