A atuação de forças contraditórias na produção do discurso na escola: a leitura e a escrita de foto-legenda em foco

Autores

  • Vanessa Alves do Prado

Palavras-chave:

Forças centrí­petas e centrí­fugas, Gênero do discurso, Material didático Ler e Escrever

Resumo

Este texto tem o objetivo de analisar trechos do discurso de uma professora do 1º ano do ensino fundamental de uma escola estadual paulista acerca de uma proposta de atividade do material didático Ler e Escrever, concebido como o currí­culo oficial do estado de São Paulo. Os enunciados foram compreendidos por meio da proposição metodológica de cotejamento de textos e segundo os pressupostos de forças centrí­petas e centrí­fugas e gêneros do discurso, tratados especialmente por Bakhtin, e também por Volochí­nov e Medviédev. As conclusões indicam que propostas do material didático Ler e Escrever impedem profundas trocas verbais, consideradas irrepetí­veis e imprevisí­veis no processo de ensino e de aprendizagem de legenda, todavia, o plurilinguismo presente na voz da professora gera ações transgressoras em relação í s direções unilaterais e centralizadoras constitutivas desse material.

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Publicado

2018-04-10

Como Citar

PRADO, V. A. do. A atuação de forças contraditórias na produção do discurso na escola: a leitura e a escrita de foto-legenda em foco. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 41–61, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/565. Acesso em: 5 nov. 2024.