A atuação de forças contraditórias na produção do discurso na escola: a leitura e a escrita de foto-legenda em foco
Palavras-chave:
Forças centrípetas e centrífugas, Gênero do discurso, Material didático Ler e EscreverResumo
Este texto tem o objetivo de analisar trechos do discurso de uma professora do 1º ano do ensino fundamental de uma escola estadual paulista acerca de uma proposta de atividade do material didático Ler e Escrever, concebido como o currículo oficial do estado de São Paulo. Os enunciados foram compreendidos por meio da proposição metodológica de cotejamento de textos e segundo os pressupostos de forças centrípetas e centrífugas e gêneros do discurso, tratados especialmente por Bakhtin, e também por Volochínov e Medviédev. As conclusões indicam que propostas do material didático Ler e Escrever impedem profundas trocas verbais, consideradas irrepetíveis e imprevisíveis no processo de ensino e de aprendizagem de legenda, todavia, o plurilinguismo presente na voz da professora gera ações transgressoras em relação í s direções unilaterais e centralizadoras constitutivas desse material.
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