A atuação de forças contraditórias na produção do discurso na escola: a leitura e a escrita de foto-legenda em foco
Keywords:
Forças centrípetas e centrífugas, Gênero do discurso, Material didático Ler e EscreverAbstract
Este texto tem o objetivo de analisar trechos do discurso de uma professora do 1º ano do ensino fundamental de uma escola estadual paulista acerca de uma proposta de atividade do material didático Ler e Escrever, concebido como o currículo oficial do estado de São Paulo. Os enunciados foram compreendidos por meio da proposição metodológica de cotejamento de textos e segundo os pressupostos de forças centrípetas e centrífugas e gêneros do discurso, tratados especialmente por Bakhtin, e também por Volochínov e Medviédev. As conclusões indicam que propostas do material didático Ler e Escrever impedem profundas trocas verbais, consideradas irrepetíveis e imprevisíveis no processo de ensino e de aprendizagem de legenda, todavia, o plurilinguismo presente na voz da professora gera ações transgressoras em relação í s direções unilaterais e centralizadoras constitutivas desse material.
Downloads
References
ASBAHR, F. S. F. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 265-272, maio/ago. 2014.
BAJARD, É. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.
BAKHTIN, M. A forma espacial do herói. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Emsantina Galvão G. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
______. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M./VOLOCHíNOV. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BRAIT, B.; MELO, R. de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 61-78.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FETTER, S.; LIMA, E. L. C.; LIMA, G. C. O ensino da escrita manual no Brasil: dos modelos caligráficos í escrita pessoal no século XXI. BOOC. Biblioteca On-line 239 de ciências da comunicação, v. IV, p. 1-31, 2010. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/fetter-sandro-lima-edna-lima-guilherme-o-ensino-daescrita-manual-no-brasil.pdf> Acesso em: 2 jan. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários í prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010.
______. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro e João, 2015.
______. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGe. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012. p.19-39.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais (parte 2). Revista DLCV – Língua, Linguística e Literatura. João Pessoa, v. 1, n. 1, 9-40, Out. 2003. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/7435/4504. Acesso em: 25 jul. 2017.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
PRADO, V. A. do. O gênero de divulgação científica: leitura, ensino e avaliação em classes de terceiro e quinto anos do ensino fundamental. 2011. 123 f. Dissertação 252 (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.
SíO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1° ano. Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2011.
______. Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1° ano, 4. ed (revisada e atualizada). Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2014.
______. Programa Ler e Escrever. São Paulo, c2010. Disponível em: Acesso em: 19 set. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.