As influências do gerencialismo na educação pública de Goiás: uma análise a partir de conceitos de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02216Palabras clave:
Bakhtin., Educação em Goiás., Trabalho do professor., Gerencialismo., Nova Gestão Pública.Resumen
Nesta pesquisa, investiga-se, a partir da análise de um pronunciamento da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) aos gestores escolares, da lei estadual 21.184/21 e do ofício 244/2021, em que medida o discurso gerencial neoliberal, próprio do universo das empresas, está presente na política educacional desse estado. Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza estratégias de análise documental e de análise da linguagem. Para a análise da linguagem desta investigação, foram utilizados conceitos de Bakhtin (2011), que entende a linguagem como dialogia e os discursos como cruzamentos de ideologias. A intenção dessas análises é investigar e discutir como os conceitos de educação e de trabalho do professor da secretaria e do governo do estado estão ancorados em uma concepção de gestão empresarial da educação. Nesse modelo de administração, a ênfase do processo educativo são os resultados quantitativos em testes pelos quais os profissionais da educação são responsabilizados. A partir da compreensão dessas concepções, será possível também inferir qual é a finalidade da educação presente nesses discursos. Percebeu-se, no pronunciamento da SEDUC GO e na análise dos documentos acima citados, um cruzamento de discursos em que se sobressai o discurso empresarial e materializa-se uma ideologia neoliberal. Verificou-se também, tanto no pronunciamento como nos documentos analisados, a materialização de um discurso empresarial com enfoque nas avaliações, nos resultados e na performance dos servidores.
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