Recursos metadiscursivos na escrita acadêmica: uso e função

Autores/as

  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Josefa Francisca Henrique de Jesus Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Gêneros do Discurso, Metadiscurso, Escrita Acadêmica

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar o uso e a função dos recursos metadiscursivos no discurso acadêmico de graduandos  em Letras, em artigos cientí­ficos publicados em anais de congresso. A pesquisa tem base teórica em Swales (1990), no que se refere à natureza da escrita em gêneros do discurso acadêmico e em Hyland (1998; 2005), no tocante í s estratégias comunicativas para preenchimento retórico dos dizeres de cada seção e/ou movimento. O corpus constitui-se de 20 artigos acadêmicos, produzidos para eventos cientí­ficos nas áreas de Linguí­stica e Literatura. Os resultados apontam que as marcas metadiscursivas utilizadas pelos escritores criam uma imagem credí­vel de si, organizam o conteúdo proposicional conforme o gênero,  guiam o leitor e buscam sua adesão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BIASI-RODRIGUES, B. O papel do propósito comunicativo na análise de gêneros: diferentes versões.In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4, 2007, Tubarão. Anaisdo4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Tubarão: UNISUL, 2007,p. 729-742.

HYLAND, K. Persuasion and context: the pragmatics of academic metadiscourse. Journal of Pragmatics, v. 30 (4), p. 437-455, 1998a. Disponí­vel em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216698000095>. Acesso em: 12 out.2016.

HYLAND, K.Exploring corporate rhetoric: metadiscourse in the CEO"™s letter. Journal of Business Communication, v. 35 (2), p. 224-245, 1998b. Disponí­vel em: <http://www2.caes.hku.hk/kenhyland/files/2012/08/Exploring-corporate-rhetoric_ metadiscourse-in-the-CEOs-letter.pdf>. Acesso em:28 mar.2017.

HYLAND, K. Boosting, hedging and the negotiation of academic knowledge. Text,v. 18 (3), p. 349-382, 1998c.<http://www2.caes.hku.hk/kenhyland/files/2012/08/Boosting-hedging-and-the-negotiation-of-academic-knowledge.pdf>. Acesso em:12 out. 2016.

HYLAND, K. Hedges, Boosters and lexical invisibility: noticing modifiers in academic texts. Language Awareness, v. 9 (4), p. 179-197, 2000.Disponí­vel em:<http://www2.caes.hku.hk/kenhyland/files/2010/12/percep.LA_.pdf>. Acesso em:31 mar. 2017.

HYLAND, K. A convincing argument: corpus analysis and academic persuasion. In:CONNOR, U.; UPTON, T. (Eds.). Discourse in the professions:perspectives from Corpus Linguistics.Amsterdam: Benjamins, 2005a, p. 87-114.HYLAND, K. Stance and engagement: a model of interaction in academic discourse. Discourse Studies, 7 (2), p. 173-192, 2005b. Disponí­vel em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461445605050365>. Acesso em:18set. 2016.

HYLAND, K. Metadiscourse: exploring interaction in writing. London: Continuun, 2005c.JESUS, J. F. H. Texto, ensino e formação docente. In:COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO(CONLID), 2, 2012, Mossoró. Anais. Mossoró: EDUERN, 2012, p. 471-479.

MARCUZZO, P. Um estudo de relatos de pesquisa em análise de gênero.2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras).Universidade Federalde Santa Maria, Santa Maria, 2006.

MOTTA-ROTH, D. Escrevendo no contexto: contribuições da LSF para o ensino de redação acadêmica. In: 33RDINTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS. São Paulo: LAEL/PUCSP, 2006, p. 828-860. Disponí­vel em: <http://www4.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/40acd_mottaroth_828a860.pdf>.Acesso em: 26mai. 2017.

______. Análise crí­tica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência. Projeto de Produtividade em Pesquisa PQ/CNPq (nº. 301962/2007-3), 2007.

___. Artigo acadêmico. In: MOTTA-ROTH, D. (Org.). Redação acadêmica: princí­pios básicos. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2009, p.67-76.

______. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas: Kaygangue, 2011, p. 153-173.

______; HENDGES, G. R. (Orgs.) Produção textual na universidade. São Paulo: ParábolaEditorial, 2010.

SWALES, J. Research into the structure of introductions to journal articles and its application to the teaching of academic writing. In: WILLIAMS, R.; SWALES, J; KIRKMAN, J.(Eds.). Common ground:shared interests in ESP and communication studies. Oxford: Pergamon, 1984. Disponí­vel em: <http://w3.ufsm.br/hipersaberes/volumeI/textos/t9.pdf>. Acesso em: 14mar. 2016.______.Genre analysis:english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

______. Research genres:explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.

Publicado

2017-12-05

Cómo citar

PONTES, A. L. .; JESUS, J. F. H. de . Recursos metadiscursivos na escrita acadêmica: uso e função. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 303–322, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1050. Acesso em: 6 oct. 2024.