Análise linguí­stica a serviço dos gêneros discursivos no ensino de Lí­ngua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02112

Palavras-chave:

Análise linguí­stica, Gêneros discursivos, Ensino de lí­ngua portuguesa

Resumo

Neste trabalho, propõe-se uma análise linguí­stica direcionada à compreensão e ao funcionamento linguí­stico-textual e enunciativo do gênero, observando como essa prática pode favorecer a construção de sentidos dos textos e quais as suas implicações no ensino de Lí­ngua Portuguesa. Para tanto, adota-se a noção de gênero discursivo postulada por Bakhtin (2011 [1992]) e reconstruí­da por Adam (1997). Em relação à análise linguí­stica, este artigo segue os estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), abordando, assim, o caráter discursivo das práticas de análise linguí­stica. No tocante à metodologia, propõe-se uma abordagem pautada na Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011 [2008]). A partir de tais pressupostos, busca-se compreender como as práticas de análise linguí­stica podem contribuir com um ensino condizente com a concepção interacional e funcional da lí­ngua. Este trabalho se justifica, a nosso ver, por salientar fatores relevantes no âmbito dos estudos linguí­sticos, porque se propõe a analisar os processos de construção dos textos, responsáveis pelas formações sociodiscursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAM, J. M. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.

ADAM, J. M. Genres, textes, discours: pour une reconception linguistique du concept de genre. Revue belge de philologie et d"™histoire, v. 75, n. 3, p. 665-681, 1997.

ADAM, J. M. A linguí­stica textual: introdução í análise textual dos discursos. Tradução: Maria das Graças Soares Rodrigues, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011 [2008].

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de lí­nguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

ANTUNES, I. Lí­ngua, texto e ensino: outra escola possí­vel. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. Introdução e tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011 [1992].

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguí­stica: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução: Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012.

KOCH, I. V. A possibilidade de intercâmbio entre linguí­stica textual e o ensino de lí­ngua materna. Veredas – Revista de Estudos Linguí­sticos, v. 5, n. 2, p. 85-95, 2009.

KOCH, I. V. Introdução í linguí­stica textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. O texto na linguí­stica textual. In: BATISTA, R. O. (org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31-44.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais e ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 19-38.

MUÑOZ, R. O que podemos aprender com a catástrofe de Brumadinho. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 fev. 2019. Disponí­vel em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/rafael-munoz/2019/02/o-que-podemos-aprender-com-a-catastrofe-de-brumadinho.shtml.

RODRIGUES, M. G. S.; PASSEGGI, L.; SILVA NETO, J. G. "Voltarei. O povo me absolverá...": a construção de um discurso polí­tico de renúncia. In: RODRIGUES, M. G. S.; PASSEGGI, L.; SILVA NETO, J. G. (org.). Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010. p. 150-208.

WACHOWICZ, T. C. Análise linguí­stica nos gêneros textuais. Curitiba: IBPEX, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

ARAÚJO, M. J. F. da S. .; LIMA, E. P. de . Análise linguí­stica a serviço dos gêneros discursivos no ensino de Lí­ngua Portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02112, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02112. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2810. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)