Análise linguí­stica a serviço dos gêneros discursivos no ensino de Lí­ngua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02112

Palavras-chave:

Análise linguí­stica, Gêneros discursivos, Ensino de lí­ngua portuguesa

Resumo

Neste trabalho, propõe-se uma análise linguí­stica direcionada à compreensão e ao funcionamento linguí­stico-textual e enunciativo do gênero, observando como essa prática pode favorecer a construção de sentidos dos textos e quais as suas implicações no ensino de Lí­ngua Portuguesa. Para tanto, adota-se a noção de gênero discursivo postulada por Bakhtin (2011 [1992]) e reconstruí­da por Adam (1997). Em relação à análise linguí­stica, este artigo segue os estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), abordando, assim, o caráter discursivo das práticas de análise linguí­stica. No tocante à metodologia, propõe-se uma abordagem pautada na Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011 [2008]). A partir de tais pressupostos, busca-se compreender como as práticas de análise linguí­stica podem contribuir com um ensino condizente com a concepção interacional e funcional da lí­ngua. Este trabalho se justifica, a nosso ver, por salientar fatores relevantes no âmbito dos estudos linguí­sticos, porque se propõe a analisar os processos de construção dos textos, responsáveis pelas formações sociodiscursivas.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

ARAÚJO, M. J. F. da S. .; LIMA, E. P. de . Análise linguí­stica a serviço dos gêneros discursivos no ensino de Lí­ngua Portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02112, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02112. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2810. Acesso em: 5 nov. 2024.

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