Análise linguística a serviço dos gêneros discursivos no ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02112Palavras-chave:
Análise linguística, Gêneros discursivos, Ensino de língua portuguesaResumo
Neste trabalho, propõe-se uma análise linguística direcionada à compreensão e ao funcionamento linguístico-textual e enunciativo do gênero, observando como essa prática pode favorecer a construção de sentidos dos textos e quais as suas implicações no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, adota-se a noção de gênero discursivo postulada por Bakhtin (2011 [1992]) e reconstruída por Adam (1997). Em relação à análise linguística, este artigo segue os estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), abordando, assim, o caráter discursivo das práticas de análise linguística. No tocante à metodologia, propõe-se uma abordagem pautada na Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011 [2008]). A partir de tais pressupostos, busca-se compreender como as práticas de análise linguística podem contribuir com um ensino condizente com a concepção interacional e funcional da língua. Este trabalho se justifica, a nosso ver, por salientar fatores relevantes no âmbito dos estudos linguísticos, porque se propõe a analisar os processos de construção dos textos, responsáveis pelas formações sociodiscursivas.
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