Notí­cia e editorial: procedimentos de análise linguí­stica e sua relação com a construção de sentido nos gêneros jornalí­sticos

Autores

  • Maiara Cristina Segato Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Gêneros notí­cia e editorial, Análise linguí­stica

Resumo

O ensino de lí­ngua portuguesa, pautado nos gêneros discursivos, passou a ter como objetivo conceber a prática pedagógica em três eixos interligados e ligados í s práticas sociais, ou seja, a leitura, a análise linguí­stica e a produção de texto oral e escrito. A partir do quadro teórico da análise dialógica do discurso, o qual se coaduna aos objetivos do ensino de Lí­ngua Portuguesa preconizados nas propostas pedagógico-curriculares nacionais, este artigo descreve uma possibilidade de prática de análise linguí­stica, que visa a contribuir com o desenvolvimento das competências linguí­sticas e discursivas dos alunos, numa visada reflexiva sobre o estilo verbal concretizado nos gêneros jornalí­sticos notí­cia e editorial.

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

SEGATO, M. C. . Notí­cia e editorial: procedimentos de análise linguí­stica e sua relação com a construção de sentido nos gêneros jornalí­sticos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 217–233, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1442. Acesso em: 5 nov. 2024.