Notícia e editorial: procedimentos de análise linguística e sua relação com a construção de sentido nos gêneros jornalísticos
Mots-clés :
Gêneros discursivos, Gêneros notícia e editorial, Análise linguísticaRésumé
O ensino de língua portuguesa, pautado nos gêneros discursivos, passou a ter como objetivo conceber a prática pedagógica em três eixos interligados e ligados í s práticas sociais, ou seja, a leitura, a análise linguística e a produção de texto oral e escrito. A partir do quadro teórico da análise dialógica do discurso, o qual se coaduna aos objetivos do ensino de Língua Portuguesa preconizados nas propostas pedagógico-curriculares nacionais, este artigo descreve uma possibilidade de prática de análise linguística, que visa a contribuir com o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas dos alunos, numa visada reflexiva sobre o estilo verbal concretizado nos gêneros jornalísticos notícia e editorial.
Téléchargements
Références
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1997.
BARROS, D. L. P. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003, p. 1-9.
BENITES, S. A. L. Contando e fazendo a história: a citação no discurso jornalístico. São Paulo: Arte e Ciência; Assis: Núcleo editorial Proleitura, 2002.
BRAIT, B. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. In: BARROS, D. L.P. de; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003, p.11-27.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ SEF. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.
FOLHA DE SíO PAULO. Conflito entre 300 deixa um morto a tiro. Edição on line de 26/03/12. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/33564-conflito-entre-300-deixa-um-morto-a-tiro.shtml>. Acesso em: 03 abr. 2012.
FOLHA DE SíO PAULO. Pacificar o futebol. Edição on line de 27/03/12. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/33659-pacificar-o-futebol.shtml>. Acesso em: 03 abr. 2012.
GERALDI,J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: ítica, 2003.
GRLLO, S. V. C. A produção do real em gêneros do jornal impresso. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 19-36, 2003.
MELO, J. M. de. A opinião do jornalismo brasileiro. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 199-226.
PARANí. Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa. SETI, Curitiba – PR, 2008.
PERFEITO, A. M. Leitura e análise linguística: Editoriais. In: CELLI – Colóquio de estudos Linguísticos e Literários. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1112-1124.
RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.
VIEIRA, R. M. M. O editorial de jornal. In: DELL´ISOLA, R. L. P. (Org.). Nos domínios dos gêneros textuais. Belo horizonte: FALE/UFMG, 2009, p. 15-20.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.