Análise do discurso na aula adicional sob dupla perspectiva: dialógica e discursiva
Palavras-chave:
Análise discursiva, Aula de língua, DiálogoResumo
Apresentaremos neste artigo uma proposta de análise do discurso para a aula de língua espanhola como língua adicional na quais duas teorias são postas em diálogo: a análise de discurso de linha francesa e a análise dialógica do discurso. Nosso objetivo é chegar a uma alternativa para a atividade de análise do discurso na sala de aula na qual os diversos olhares sobre o objeto de análise emirjam, fazendo com que o aluno perceba que o gênero discursivo possui diversas significações, de acordo com o ponto de vista que se adote para analisá-lo. O aporte teórico utilizado está baseado nas ideias do Círculo de Bakhtin, em autores que o estudam, como Faraco, e em estudiosos da análise de discurso de linha francesa, principalmente Orlandi. A partir da análise de propagandas de ração de cachorro, percebemos que, apesar de ambas as teorias possuírem conceitos que divergem, quando observamos o objeto de análise considerando ambos os pontos de vista a atividade torna-se mais produtiva e enriquecedora, pois, principalmente, proporciona a consciência de que não existe uma só interpretação e um só olhar possível. O professor de línguas deve ser plural e não limitar-se a apenas uma teoria tida como verdade absoluta, assim como a aula deve ter espaço para múltiplas visões.
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