Análise do discurso na aula adicional sob dupla perspectiva: dialógica e discursiva

Autores

  • Louise S. do Pinho Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Palavras-chave:

Análise discursiva, Aula de lí­ngua, Diálogo

Resumo

Apresentaremos neste artigo uma proposta de análise do discurso para a aula de lí­ngua espanhola como lí­ngua adicional na quais duas teorias são postas em diálogo: a análise de discurso de linha francesa e a análise dialógica do discurso. Nosso objetivo é chegar a uma alternativa para a atividade de análise do discurso na sala de aula na qual os diversos olhares sobre o objeto de análise emirjam, fazendo com que o aluno perceba que o gênero discursivo possui diversas significações, de acordo com o ponto de vista que se adote para analisá-lo. O aporte teórico utilizado está baseado nas ideias do Cí­rculo de Bakhtin, em autores que o estudam, como Faraco, e em estudiosos da análise de discurso de linha francesa, principalmente Orlandi. A partir da análise de propagandas de ração de cachorro, percebemos que, apesar de ambas as teorias possuí­rem conceitos que divergem, quando observamos o objeto de análise considerando ambos os pontos de vista a atividade torna-se mais produtiva e enriquecedora, pois, principalmente, proporciona a consciência de que não existe uma só interpretação e um só olhar possí­vel. O professor de lí­nguas deve ser plural e não limitar-se a apenas uma teoria tida como verdade absoluta, assim como a aula deve ter espaço para múltiplas visões.

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

PINHO, L. S. do . Análise do discurso na aula adicional sob dupla perspectiva: dialógica e discursiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 40–58, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1292. Acesso em: 18 set. 2024.