O real da lí­ngua na perspectiva discursiva em textos sobre a ocupação da USP: uma proposta de leitura para o ensino médio

Autores

  • Anderson Nalevaiko Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

Palavras-chave:

Leitura no ensino médio, Lí­ngua, Discurso

Resumo

O presente artigo ocupa-se em problematizar as aulas de leitura em lí­ngua portuguesa no Ensino Médio com base na teoria discursiva de linguagem. Por meio da análise de textos selecionados que trataram da ocupação do prédio da reitoria da USP por estudantes da mesma instituição, no fim de 2011, discute-se o "real da lí­ngua", noção teórica da Análise de Discurso (AD) de filiação pecheutiana como estratégia relevante de condução das aulas de leitura em lí­ngua materna. Para isso, são levantados alguns dos pressupostos teóricos defendidos pela AD para a atribuição de sentidos possí­veis nos enunciados analisados. Além disso, aplicam-se conceitos analí­ticos próprios da AD na busca por momentos de percepção da lí­ngua enquanto passí­vel de aceitação do deslize e da contradição, como defende Michel de Pêcheux. Como conclusão, defende-se que o ponto de vista discursivo mostra-se pertinente na formação de sujeitos que se posicionem reflexivamente frente aos textos.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

MARQUES, A. N. . O real da lí­ngua na perspectiva discursiva em textos sobre a ocupação da USP: uma proposta de leitura para o ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 226–236, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1252. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores