O real da língua na perspectiva discursiva em textos sobre a ocupação da USP: uma proposta de leitura para o ensino médio
Palavras-chave:
Leitura no ensino médio, Língua, DiscursoResumo
O presente artigo ocupa-se em problematizar as aulas de leitura em língua portuguesa no Ensino Médio com base na teoria discursiva de linguagem. Por meio da análise de textos selecionados que trataram da ocupação do prédio da reitoria da USP por estudantes da mesma instituição, no fim de 2011, discute-se o "real da língua", noção teórica da Análise de Discurso (AD) de filiação pecheutiana como estratégia relevante de condução das aulas de leitura em língua materna. Para isso, são levantados alguns dos pressupostos teóricos defendidos pela AD para a atribuição de sentidos possíveis nos enunciados analisados. Além disso, aplicam-se conceitos analíticos próprios da AD na busca por momentos de percepção da língua enquanto passível de aceitação do deslize e da contradição, como defende Michel de Pêcheux. Como conclusão, defende-se que o ponto de vista discursivo mostra-se pertinente na formação de sujeitos que se posicionem reflexivamente frente aos textos.
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