O real da lí­ngua na perspectiva discursiva em textos sobre a ocupação da USP: uma proposta de leitura para o ensino médio

Authors

  • Anderson Nalevaiko Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

Keywords:

Leitura no ensino médio, Lí­ngua, Discurso

Abstract

O presente artigo ocupa-se em problematizar as aulas de leitura em lí­ngua portuguesa no Ensino Médio com base na teoria discursiva de linguagem. Por meio da análise de textos selecionados que trataram da ocupação do prédio da reitoria da USP por estudantes da mesma instituição, no fim de 2011, discute-se o "real da lí­ngua", noção teórica da Análise de Discurso (AD) de filiação pecheutiana como estratégia relevante de condução das aulas de leitura em lí­ngua materna. Para isso, são levantados alguns dos pressupostos teóricos defendidos pela AD para a atribuição de sentidos possí­veis nos enunciados analisados. Além disso, aplicam-se conceitos analí­ticos próprios da AD na busca por momentos de percepção da lí­ngua enquanto passí­vel de aceitação do deslize e da contradição, como defende Michel de Pêcheux. Como conclusão, defende-se que o ponto de vista discursivo mostra-se pertinente na formação de sujeitos que se posicionem reflexivamente frente aos textos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasí­lia, DF, 2000. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – Conhecimentos de Lí­nguas Estrangeiras. Brasí­lia, DF, 2006. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2012.

FERREIRA, M. C. L. O caráter singular da lí­ngua no discurso. Organon, Instituto de Letras/UFRGS, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 189-200, 2003.

______. Linguagem, Ideologia e Psicanálise. Estudos da Lí­ngua(gem). Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Vitória da Conquista, n.1, p. 69-75, 2005.

JAKOBSON, R. Linguí­stica e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2008.

MORALES, B. S. V. O real da lí­ngua e o real da história: considerações a partir do texto La lengua de nunca acabar. In: SEMINíRIO DE ESTUDOS EM ANíLISE DO DISCURSO, I, 2003, Porto Alegre. Anais do I SEAD, Porto Alegre, RS: UFRGS, 2003. Disponí­vel em: <http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/sead1_paineis.html>. Acesso em: 20 jul. 2012. ISSN: 2237-8146.

Nova invasão da USP. Editorial. O Estado de S. Paulo, p. 03. São Paulo, 03 nov. 2011.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli (Org.) ; RODRIGUES, Suzy Maria Lagazzi (Org.) . Introdução í s Ciências da Linguagem: Discurso e textualidade. 1. ed. Campinas-SP: Pontes, 2006.

PÊCHEUX, M. (1975) Lês vérités de la palice. Paris: Maspero. Trad. Bras. Semântica e discurso: uma crí­tica í afirmação do óbvio. Campinas: Ed. Unicamp, 1988.

ROCHA, P. Radicais Sem Rosto. Revista ISTOÉ. São Paulo, Três, ed. 2191, 2011.

Published

2012-12-05

How to Cite

MARQUES, A. N. . O real da lí­ngua na perspectiva discursiva em textos sobre a ocupação da USP: uma proposta de leitura para o ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 226–236, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1252. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores