Concepções de ensino de lí­ngua materna na visão do professor do ensino médio

Autores

  • Ana Cristina Nogueira Vieira Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)
  • Tânia Maria Augusto Pereira Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Palavras-chave:

Concepções de ensino, Lí­ngua materna, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem por objetivo geral identificar a concepção de professoras de ensino médio acerca do ensino de lí­ngua materna e como esta concepção influencia os procedimentos didático-pedagógicos em sala de aula. A partir dos problemas apresentados nas metodologias das professoras, especificamente, pretende-se propor alternativas para uma educação linguí­stica mais eficiente no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dr. Elpidio de Almeida, no municí­pio de Campina Grande em Março de 2014. Serviram como suporte teórico- metodológico os estudos de Antunes (2007), Bagno (2006), Bunzem (2006), Mendonça (2006), Neves (2003), Brito (2000), Pereira (2002). Ao término da pesquisa, percebemos que as professoras não são tradicionalistas.

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

VIEIRA, A. C. N. .; PEREIRA, T. M. A. . Concepções de ensino de lí­ngua materna na visão do professor do ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 59–74, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1294. Acesso em: 18 set. 2024.