Noções de texto e linguagem em práticas avaliativas do ensino médio
Palavras-chave:
Práticas avaliativas, Linguagem, Ensino de textoResumo
O trabalho com o texto costuma estar associado, quase que exclusivamente, à disciplina de Língua Portuguesa. Pensando nas diversas práticas sociais e/ou pedagógicas que solicitam a leitura e a produção de textos, tais como as práticas avaliativas, argumentamos que o texto não é objeto de ensino apenas da LP, mas também de todas as outras disciplinas escolares, pois o processo de ensino-aprendizagem só se torna possível via língua(gem) que está em funcionamento nos diversos materiais trabalhados em sala de aula. Com base no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso, este estudo se propõe a analisar e compreender qual(is) noções de língua(gem) e texto subjaz(em) í s práticas avaliativas de professores do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Pouso Alegre – MG. Tomamos como material de pesquisa algumas questões que compõem as avaliações elaboradas pelos professores das disciplinas de Biologia, Artes e História, bem como uma questão do ENEM de 2016. A análise empreendida sugere que um trabalho mais consistente com o texto e com a linguagem que o constitui se mostra necessário em todas as disciplinas. Profissionais que colocam a língua(gem) como central em suas práticas podem deixar de enxergá-la como um instrumento neutro utilizado para transmissão de informação, para compreendê-la como espaço simbólico, em que contradições e equívocos são, inevitavelmente, constitutivos dos sentidos.
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