Noções de texto e linguagem em práticas avaliativas do ensino médio

Auteurs

  • Juliana Santana Cavallari
  • Wagner Ernesto Jonas Franco

Mots-clés :

Práticas avaliativas, Linguagem, Ensino de texto

Résumé

O trabalho com o texto costuma estar associado, quase que exclusivamente, à disciplina de Lí­ngua Portuguesa. Pensando nas diversas práticas sociais e/ou pedagógicas que solicitam a leitura e a produção de textos, tais como as práticas avaliativas, argumentamos que o texto não é objeto de ensino apenas da LP, mas também de todas as outras disciplinas escolares, pois o processo de ensino-aprendizagem só se torna possí­vel via lí­ngua(gem) que está em funcionamento nos diversos materiais trabalhados em sala de aula. Com base no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso, este estudo se propõe a analisar e compreender qual(is) noções de lí­ngua(gem) e texto subjaz(em) í s práticas avaliativas de professores do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Pouso Alegre – MG. Tomamos como material de pesquisa algumas questões que compõem as avaliações elaboradas pelos professores das disciplinas de Biologia, Artes e História, bem como uma questão do ENEM de 2016. A análise empreendida sugere que um trabalho mais consistente com o texto e com a linguagem que o constitui se mostra necessário em todas as disciplinas. Profissionais que colocam a lí­ngua(gem) como central em suas práticas podem deixar de enxergá-la como um instrumento neutro utilizado para transmissão de informação, para compreendê-la como espaço simbólico, em que contradições e equí­vocos são, inevitavelmente, constitutivos dos sentidos.

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Publiée

2017-06-05

Comment citer

CAVALLARI, J. S. .; FRANCO, W. E. J. . Noções de texto e linguagem em práticas avaliativas do ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 419–437, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/961. Acesso em: 5 oct. 2024.