Brave new world: literatura e tecnologias digitais no ensino de lí­ngua inglesa

Autores

  • Jessica Tomimitsu Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Rose Maria Belim Motter Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Literatura, Tecnologias Digitais, Ensino de Lí­ngua Inglesa

Resumo

O presente trabalho propõe refletir sobre a validade e eficiência de uma proposta pedagógica para o ensino de lí­ngua inglesa em salas de aulas regulares que une a Literatura e as Tecnologias Digitais. Em concomitância com a análise, discorre-se a respeito do papel do texto literário no desenvolvimento humano (LIMA, 2009), a proposta da Literatura na sala de aula (BORDINI; AGUIAR, 1993 e KLEIMAN, 1996), o ciberespaço e sua relação com a literatura (MURRAY, 2003) e uma proposta literária-cibernética para o ensino-aprendizagem de lí­ngua inglesa (BRENNER, 2014 e CHINNERY, 2014) para os chamados nativos digitais (PRENSKY, 2001). Analisar-se-á, também, o status do inglês como lí­ngua internacional, intrinsecamente ligado í s relações de poder, polí­ticas, econômicas e também identitárias; refletindo, portanto, nas propostas de ensino-aprendizagem para domí­nio fluente do idioma. Nesse sentido, a obra que intitula o trabalho, livro de excelência de Aldous Huxley e também versos shakespearianos, Brave New World, propõe um rompimento com as barreiras impostas bem como um incentivo à mudança, inovadora com as tecnologias e emancipadora com a literatura, na prática pedagógica de ensino de lí­ngua inglesa.

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Referências

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Publicado

2014-06-05

Como Citar

RODRIGUES, J. T. .; MOTTER, R. M. B. . Brave new world: literatura e tecnologias digitais no ensino de lí­ngua inglesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 107–118, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1344. Acesso em: 5 nov. 2024.