Notí­cia e editorial: procedimentos de análise linguí­stica e sua relação com a construção de sentido nos gêneros jornalí­sticos

Autores

  • Maiara Cristina Segato Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Gêneros notí­cia e editorial, Análise linguí­stica

Resumo

O ensino de lí­ngua portuguesa, pautado nos gêneros discursivos, passou a ter como objetivo conceber a prática pedagógica em três eixos interligados e ligados í s práticas sociais, ou seja, a leitura, a análise linguí­stica e a produção de texto oral e escrito. A partir do quadro teórico da análise dialógica do discurso, o qual se coaduna aos objetivos do ensino de Lí­ngua Portuguesa preconizados nas propostas pedagógico-curriculares nacionais, este artigo descreve uma possibilidade de prática de análise linguí­stica, que visa a contribuir com o desenvolvimento das competências linguí­sticas e discursivas dos alunos, numa visada reflexiva sobre o estilo verbal concretizado nos gêneros jornalí­sticos notí­cia e editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de lí­nguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1997.

BARROS, D. L. P. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003, p. 1-9.

BENITES, S. A. L. Contando e fazendo a história: a citação no discurso jornalí­stico. São Paulo: Arte e Ciência; Assis: Núcleo editorial Proleitura, 2002.

BRAIT, B. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. In: BARROS, D. L.P. de; FIORIN, J. L. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003, p.11-27.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lí­ngua portuguesa/ SEF. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.

FOLHA DE SíO PAULO. Conflito entre 300 deixa um morto a tiro. Edição on line de 26/03/12. Disponí­vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/33564-conflito-entre-300-deixa-um-morto-a-tiro.shtml>. Acesso em: 03 abr. 2012.

FOLHA DE SíO PAULO. Pacificar o futebol. Edição on line de 27/03/12. Disponí­vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/33659-pacificar-o-futebol.shtml>. Acesso em: 03 abr. 2012.

GERALDI,J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: ítica, 2003.

GRLLO, S. V. C. A produção do real em gêneros do jornal impresso. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 19-36, 2003.

MELO, J. M. de. A opinião do jornalismo brasileiro. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MENDONÇA, M. Análise linguí­stica no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 199-226.

PARANí. Diretrizes Curriculares Estaduais de Lí­ngua Portuguesa. SETI, Curitiba – PR, 2008.

PERFEITO, A. M. Leitura e análise linguí­stica: Editoriais. In: CELLI – Colóquio de estudos Linguí­sticos e Literários. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1112-1124.

RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.

VIEIRA, R. M. M. O editorial de jornal. In: DELL´ISOLA, R. L. P. (Org.). Nos domí­nios dos gêneros textuais. Belo horizonte: FALE/UFMG, 2009, p. 15-20.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

SEGATO, M. C. . Notí­cia e editorial: procedimentos de análise linguí­stica e sua relação com a construção de sentido nos gêneros jornalí­sticos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 217–233, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1442. Acesso em: 24 nov. 2024.