Os elementos subjetivos da linguagem no desenvolvimento da competência leitora da lí­ngua espanhola

Authors

  • Ofliza Vieira da Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Thiago Augusto dos Santos de Jesus Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Keywords:

Competência leitora, Subjetividade, Texto

Abstract

Este trabalho aborda os elementos subjetivos no desenvolvimento da competência leitora dos alunos de lí­ngua espanhola no Ensino Médio. Os objetivos especí­ficos desse artigo são: analisar como os elementos subjetivos da linguagem favorecem a competência leitora, reconhecer a relevância dos elementos subjetivos no processo de interpretação dos enunciados, relacionar os elementos subjetivos da linguagem com a atividade de leitura e propor atividades de leitura envolvendo os elementos subjetivos da linguagem. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos estudos discursivos de Kerbrat-Orecchioni(1997), Jorge Lozano(1982), Cristina Peña-Marí­n (1982), Gonzalo Abril (1982) e outros autores da Linguí­stica da Enunciação. Com relação aos estudos textuais, percebemos que a abordagem dos elementos subjetivos da linguagem ampliou a análise dos processos interativos entre emissor e receptor, assim como a identificação dos efeitos produzidos pelas mensagens enunciadas. Assim, podemos concluir que essa perspectiva de ensino rompe com a forma tradicional de interpretar e de compreender os fenômenos discursivos ainda vigentes no ensino das lí­nguas estrangeiras no Ensino Médio.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAKHTIN, M. O signo ideológico e a filosofia da linguagem. Buenos Aires: Nueva Visión, 1976.

_____________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1977.

BECHARA, E. Dicionário da Lí­ngua Portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BENVENISTE, E. Problemas de linguí­stica general I. Madrid: Siglo XXI, 1997.

BLANCAFORT, H. C; TUSÓN VALLS, A. Las cosas del decir: Manual de análisis del discurso. Barcelona: Ariel Lingüí­stica, 1999.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. La Enunciación: de la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Edicial, 1997.

LOZANO, J; PEÑA-MARíN, C; ABRIL, G. Análisis del discurso: hacia una semiótica de la interacción textual. Madrid: Cátedra, 1982.

URREITIEZTA VALLES, M. T. La subjetividad como fenómeno sociohistórico. Rev. Vzlana de Soc. y Ant. , Mérida, Vol. 19, n. 55, pp. 417 – 439, 2009. Disponí­vel em http://www2.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S079830692009000200011&lng=pt&nrm=is. Acesso em: 12 mar 2014.

WEIRINCH, H. Estructura y función de los tiempos en el lenguaje. Madrid: Gredos, 1964.

Published

2014-06-05

How to Cite

SILVA, O. V. da .; THIAGO AUGUSTO DOS SANTOS DE JESUS. Os elementos subjetivos da linguagem no desenvolvimento da competência leitora da lí­ngua espanhola. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5–26, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1339. Acesso em: 23 nov. 2024.