Redes sociais digitais na escola: possibilidades de conexão, produção de sentido e aprendizagem

Autores

  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do rio dos Sinos (Unisinos)
  • Renata Garcia Marques Universidade do Vale do rio dos Sinos (Unisinos)

Palavras-chave:

Redes sociais digitais, Gêneros textuais/discursivos digitais, Leitura e escrita

Resumo

O séc. XXI, com a popularização das tecnologias digitais, demanda novas habilidades de leitura e escrita. O objetivo deste trabalho é analisar como alunos de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre-RS constroem sentido e negociam quem são ao produzirem um Lip Dub em que destacam aspectos positivos de sua escola. Numa perspectiva interacional de linguagem, os dados são analisados à luz dos novos estudos de letramento. Os dados foram gerados a partir do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, que enfocou diferentes gêneros, um dos quais o Lip Dub. A produção desse gênero exigiu o desenvolvimento de habilidades complexas, além das tradicionais de leitura e escrita. O ví­deo foi publicado no Facebook, na fan page do projeto. Essa postagem teve ampla repercussão na rede social digital. Os resultados mostram como as redes sociais digitais podem ser usadas na escola para desenvolver novos e complexos letramentos e aproximá-la da comunidade em que está inserida.

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

KERSCH, D. F. .; MARQUES, R. G. . Redes sociais digitais na escola: possibilidades de conexão, produção de sentido e aprendizagem. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 343–362, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1053. Acesso em: 5 jul. 2024.