Redes sociais digitais na escola: possibilidades de conexão, produção de sentido e aprendizagem
Mots-clés :
Redes sociais digitais, Gêneros textuais/discursivos digitais, Leitura e escritaRésumé
O séc. XXI, com a popularização das tecnologias digitais, demanda novas habilidades de leitura e escrita. O objetivo deste trabalho é analisar como alunos de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre-RS constroem sentido e negociam quem são ao produzirem um Lip Dub em que destacam aspectos positivos de sua escola. Numa perspectiva interacional de linguagem, os dados são analisados à luz dos novos estudos de letramento. Os dados foram gerados a partir do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, que enfocou diferentes gêneros, um dos quais o Lip Dub. A produção desse gênero exigiu o desenvolvimento de habilidades complexas, além das tradicionais de leitura e escrita. O vídeo foi publicado no Facebook, na fan page do projeto. Essa postagem teve ampla repercussão na rede social digital. Os resultados mostram como as redes sociais digitais podem ser usadas na escola para desenvolver novos e complexos letramentos e aproximá-la da comunidade em que está inserida.Téléchargements
Références
CANDIDO. A. Literatura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Nacional, 1976.
CORTAZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 1993.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
PERINI, M. A. A leitura funcional e a dupla função do texto didático. In: ZIBERMAN, R.; SILVA, E. T. da (Orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 2002, p. 78-86.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SILVA, E. T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SIMÕES, D. P. Brevidade e efeito: considerações sobre o conto, a escrita feminina e Márcia Denser. In: BUENO, E. S.; PRESSOTO, P. H. (Orgs.). Estudos linguísticos e literários I: um olhar da lato sensu. Dourados, MS: Ed. UEMS, 2011, p. 149-162.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 05-17, 2004.
______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
TUFANO, D. Estudos de língua e literatura. São Paulo: Moderna, 1985.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global; Campinas, SP: ALB: Associação de leitura do Brasil, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.