Interface entre Escrita Criativa e Letramentos Acadêmicos no ensino de escrita na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02134Palavras-chave:
Letramentos Acadêmicos, Escrita Criativa, Ensino de escrita na graduaçãoResumo
O presente artigo surgiu de questionamentos sobre o que ensinar, no componente curricular Língua Portuguesa, oferecido como disciplina não específica, nos anos iniciais de cursos de graduação diversos. Paralelamente ao fato de não haver encaminhamentos didáticos explícitos quanto a esse ensino "” pelo menos, não no grau de detalhamento que se verifica nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio "” verificam-se as conhecidas queixas sobre as dificuldades de leitura e escrita dos alunos. Neste artigo, defendemos que o ensino de Língua Portuguesa deve assumir seu protagonismo como meio de capacitar o estudante a administrar autonomamente suas formas de aprender e de produzir conhecimentos, constituindo-se em uma disciplina de ensino de escrita (e de leitura) em consonância com a cultura das diversas disciplinas gerais e específicas, que constituem qualquer que seja a área de conhecimento no qual se insere o curso superior. Para a realização desse fim, propomos uma articulação interdisciplinar entre duas diferentes abordagens do ensino de escrita: a da Escrita Criativa e a do modelo de Letramentos Acadêmicos, de modo que dessa articulação possa advir uma prática pedagógica que propicie o desenvolvimento da competência escritora e leitora dos textos acadêmicos. Acreditamos que a interface entre os preceitos da Escrita Criativa e o do modelo de letramentos acadêmicos possa fornecer contribuições significativas para responder à pergunta sobre o que ensinar no componente curricular de Língua Portuguesa nos anos iniciais de cursos de graduação de diversas áreas, sem prejuízo dos níveis educacionais subsequentes.
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