Interface entre Escrita Criativa e Letramentos Acadêmicos no ensino de escrita na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02134

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmicos, Escrita Criativa, Ensino de escrita na graduação

Resumo

O presente artigo surgiu de questionamentos sobre o que ensinar, no componente curricular Lí­ngua Portuguesa, oferecido como disciplina não especí­fica, nos anos iniciais de cursos de graduação diversos. Paralelamente ao fato de não haver encaminhamentos didáticos explí­citos quanto a esse ensino "” pelo menos, não no grau de detalhamento que se verifica nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio "” verificam-se as conhecidas queixas sobre as dificuldades de leitura e escrita dos alunos. Neste artigo, defendemos que o ensino de Lí­ngua Portuguesa deve assumir seu protagonismo como meio de capacitar o estudante a administrar autonomamente suas formas de aprender e de produzir conhecimentos, constituindo-se em uma disciplina de ensino de escrita (e de leitura) em consonância com a cultura das diversas disciplinas gerais e especí­ficas, que constituem qualquer que seja a área de conhecimento no qual se insere o curso superior. Para a realização desse fim, propomos uma articulação interdisciplinar entre duas diferentes abordagens do ensino de escrita: a da Escrita Criativa e a do modelo de Letramentos Acadêmicos, de modo que dessa articulação possa advir uma prática pedagógica que propicie o desenvolvimento da competência escritora e leitora dos textos acadêmicos. Acreditamos que a interface entre os preceitos da Escrita Criativa e o do modelo de letramentos acadêmicos possa fornecer contribuições significativas para responder à pergunta sobre o que ensinar no componente curricular de Lí­ngua Portuguesa nos anos iniciais de cursos de graduação de diversas áreas, sem prejuí­zo dos ní­veis educacionais subsequentes.        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMABILE, L. R. O fantasma, o elefante e o sótão: apontamentos sobre a escrita criativa na academia. Cenários, Porto Alegre, n. 9, p. 53-61, 2014.

BARTHES, R. Escritores e escreventes. In: BARTHES, R. (org.). Crí­tica e verdade. Tradução: Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 31-39.

BENEDICT, H. The famous writing schools. The New Yor Times, 23/05/1982. Disponí­vel em: https://www.nytimes.com/1982/05/23/books/the-famous-writing-schools.html Acesso em: 10 maio 2021.

DAWSON, P. Creative writing and te new humanities. London; New Yor: Routledge, 2005.

FISCHER, A. Sentidos situados em eventos de letramento na esfera acadêmica. Educação – Revista do Centro de Educação, v. 35, n. 2, p. 215-228, 2010.

GRANDO, D. A Escrita Criativa no contexto do ensino de literatura: inovação pela prática. Anais do X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

KAVACAMA, E. B. Fragmentos de um discurso acadêmico. 2001. Tese de Doutorado (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2001.

LEA, M. R; STREET, B. V. Student writing in higher education: na academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, p. 157-172, 1998.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Writing as academic literacies: understanding textual practices in higher education. In: CANDLIN, C. N., HYLAND, K. (org.). Writing: texts, processes and practices. London: Longman, 1999. p. 62-81.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Filol. Linguí­st. Port., v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.

LOCNEY, K. Creative across the Curriculum: creative writing beyond English. English Drama Media, p.43-46, 2012.

MACVEAN, K. E. Expansion and inclusion of creative writing: a course for academic writers. Trabalho de conclusão de curso (2016). Disponí­vel em; https://libres.uncg.edu/ir/asu/listing.aspx?styp=ti&id=21425. Acesso em 12 de maio de 2021.

MANCELOS, J. de. O ensino da Escrita Criativa em Portugal: preconceitos, verdades e desafios. Actas do IELP, março de 2010.

MANCELOS, J. de. Um pórtico para a Escrita Criativa. Pontes &Ví­rgulas: Revista Municipal de Cultura, v. 2, n. 5, 14-15, 2007.

MANCELOS, J. de. Introdução í escrita criativa. 4. ed. Lisboa: Colibri, 2013.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.

PASQUOTTE VIEIRA, E. A. Letramentos acadêmicos: (re)significações e (re)posicionamentos de sujeitos discursivos. 262 f. TESE de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 2014.

RODRIGUES, F. L. F. A produção de texto na perspectiva da escrita criativa. Diálogo das Letras, v. 4, n. 1, p. 5-13, 2015.

SENA-LINO, P. Curso de escrita criativa I. 3. ed. Porto: Porto Editora, 2013.

SIQUEIRA, Y. P. B. Oficina literária de Escrita Criativa. 128 f. DISSERTAÇíO de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espí­rito Santo, 2016.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press; 1984.

STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy development, ethnography and education. London: Longman, 1995.

ZANELLA, A. V. Atividade criadora, produção de conhecimentos e formação de pesquisadores: algumas reflexões. Psicologia e Sociedade, v. 16, n. 1, 135-145, 2004.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

RUCHKYS, A. A. . Interface entre Escrita Criativa e Letramentos Acadêmicos no ensino de escrita na universidade. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02134, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02134. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3182. Acesso em: 23 nov. 2024.