Interface entre Escrita Criativa e Letramentos Acadêmicos no ensino de escrita na universidade

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Mots-clés :

Letramentos Acadêmicos, Escrita Criativa, Ensino de escrita na graduação

Résumé

O presente artigo surgiu de questionamentos sobre o que ensinar, no componente curricular Lí­ngua Portuguesa, oferecido como disciplina não especí­fica, nos anos iniciais de cursos de graduação diversos. Paralelamente ao fato de não haver encaminhamentos didáticos explí­citos quanto a esse ensino "” pelo menos, não no grau de detalhamento que se verifica nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio "” verificam-se as conhecidas queixas sobre as dificuldades de leitura e escrita dos alunos. Neste artigo, defendemos que o ensino de Lí­ngua Portuguesa deve assumir seu protagonismo como meio de capacitar o estudante a administrar autonomamente suas formas de aprender e de produzir conhecimentos, constituindo-se em uma disciplina de ensino de escrita (e de leitura) em consonância com a cultura das diversas disciplinas gerais e especí­ficas, que constituem qualquer que seja a área de conhecimento no qual se insere o curso superior. Para a realização desse fim, propomos uma articulação interdisciplinar entre duas diferentes abordagens do ensino de escrita: a da Escrita Criativa e a do modelo de Letramentos Acadêmicos, de modo que dessa articulação possa advir uma prática pedagógica que propicie o desenvolvimento da competência escritora e leitora dos textos acadêmicos. Acreditamos que a interface entre os preceitos da Escrita Criativa e o do modelo de letramentos acadêmicos possa fornecer contribuições significativas para responder à pergunta sobre o que ensinar no componente curricular de Lí­ngua Portuguesa nos anos iniciais de cursos de graduação de diversas áreas, sem prejuí­zo dos ní­veis educacionais subsequentes.        

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Publiée

2021-12-16

Comment citer

RUCHKYS, A. A. . Interface entre Escrita Criativa e Letramentos Acadêmicos no ensino de escrita na universidade. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02134, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3182. Acesso em: 5 oct. 2024.