Para além da tensão entre o dever e o prazer de ler: por uma proposta de compromisso com a leitura
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02330Mots-clés :
Leitura. Formação do leitor. Compromisso com a leitura.Résumé
Percebe-se, por um lado, que a leitura é elemento indispensável ao desenvolvimento humano em seus aspectos cognitivo, intelectual, pessoal e sociopolítico e, por outro, uma expectativa de que ela seja fonte de ludicidade e satisfação. Tal diversidade de propósitos impacta a promoção de práticas de leitura dentro e fora do ambiente escolar. Diante disso, as noções de prazer, direito e dever são tensionadas através do cotejamento entre as contribuições de autores como Candido (2012), Castrillón (2011), Pennac (1997), Barthes (1988, 2015), Freire (2011) e Soares (2005). A reflexão sobre a imprescindibilidade da leitura à luz dessa reflexão leva à proposta de um questionamento ao dogma do prazer em favor de uma política de compromisso no âmbito da leitura.
Téléchargements
Références
AGUSTINI, C.; LEITE, J. D.; COSTA, T. M. A leitura na sala de aula: entre a unidade e a dispersão dos sentidos. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1-20, e02021, 2020.
BARTHES, R. Da leitura. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988a. p. 43-52.
BARTHES, R. Lição. Tradução de Ana Mafalda Leite. Lisboa: Edições 70, 1988b.
BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução de Jaime Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CALVINO, I. O miolo do leão. In: CALVINO, I. Assunto encerrado – Discursos sobre literatura e sociedade. Tradução de Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 9-26.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: LIMA, A. (org.). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. p. 12-35.
CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.
CHARTIER, R. Um mundo sem livros e sem livrarias? São Paulo: Letraviva, 2020.
COSSON, R; PAULINO, G. A literatura no território dos direitos humanos. In: LIMA, A. (org.). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. p. 87-108.
FEBVRE, L; MARTIN, J. H. O aparecimento do livro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.
FINNEGAN, R. O significado da literatura em culturais orais. In: QUEIROZ, S. (org.) A tradição oral. Viva Voz. FALE/UFMG: 2006. p. 66-104.
FISCHER, S. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. São Paulo: Cortez, 2017. [ebook]
LACERDA, D. O crescimento do mercado editorial impulsionado pela literatura de folhetim no século XIX. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS e IX ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ECONÔMICA, 7. 2019, Ribeirão Preto. Anais [...]. Ribeirão Preto: USP/ABPHE, 2019. p. 1-30.
LAJOLO, M. Leitura e literatura: direito, prazer ou dever? In: LIMA, A. de (org.). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. p. 109-118.
PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1989.
SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2005.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
FAILLA, Z. Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.