Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02308

Keywords:

Ensino do léxico, Leitura, Dialogismo

Abstract

It is undeniable that lexicon teaching does not have a prominent place in Portuguese language classes (ANTUNES, 2012). And, normally, vocabulary notions are limited to quick expositions about synonyms and antonyms or even the list of meanings. In this study, starting from the chronic discursive genre, we seek to understand how the practice of linguistic analysis, with emphasis on the study of the lexicon and its cohesive function, can be developed in language teaching situations. To do so, we resort to the dialogical conception defended by the Bakhtin Circle and the debates of this theory in Brazil, with Geraldi (2010), Perfect (2005), Rojo (2005), Menegassi and Polato (2017) and other scholars who conceive the lexicon as part of the social interaction process (ANTUNES, 2010; 2012; SEIDE, 2010; ILARI, 2019). In summary, we believe that the suggestions brought by this article will be able to help the Portuguese language teacher in working with vocabulary, above all, in the sense of recognizing the axiological marks underlying certain vocabulary choices, favoring the evaluative interpretation of the utterance, developing the skills readers and writers, in the light of Dialogism, in addition to signaling the debate on the linguistic-discursive and enunciative dimensions of the genre in question.

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Author Biographies

André Felipe Pereira de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). 

Ana Cláudia Castiglioni, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras Habilitação Português e Inglês pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP. É professora associada nível I da Universidade Federal do Norte do Tocantins, atuando no curso de Letras do campus de Araguaína, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Literatura - PPGLLIT (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. 

Weigma Michely Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Língua portuguesa e graduada em Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Tocantins (UNITINS). 

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Published

2023-06-21

How to Cite

SOUZA, A. F. P. de; FUZA, Ângela F.; CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. M. Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02308, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02308. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4942. Acesso em: 5 oct. 2024.