Que língua é essa? Anotações dialógicas sobre o ensino de língua portuguesa em contexto escolar indígena

Autores

  • Márcia Aparecida Rodrigues e Silva Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Urbano Cavalcante Filho Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02220

Palavras-chave:

Concepções de língua/linguagem, Círculo de Bakhtin, Escola Indígena

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a(s) concepção(ões) de língua presente(s) no ensino de língua portuguesa no contexto escolar indígena, a partir da visão e falas das docentes indígenas (pertencentes à etnia Pataxó) que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, Brasil. A partir de uma análise discursiva decorrente de entrevistas feitas às professoras que têm o português como 1ª língua, foi possível observar qual(is) a(s) concepção(ões) dessas docentes sobre língua que possivelmente norteiam o ensino de língua portuguesa no contexto indígena. A chamada Análise Dialógica do Discurso (ADD) constitui o principal aparato teórico da pesquisa. Os resultados do estudo apontam que: i) as docentes indígenas percebem a língua portuguesa como um instrumento necessário para que a comunicação social aconteça, marcando também a presença da língua indígena no processo; ii) as professoras compreendem a língua enquanto processo de interação pelo prisma sociológico, uma vez que valorizam aspectos históricos, culturais e identitários.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Rodrigues e Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Letras Linguagens e Representações pelo PPGL da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Docente da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz Cabrália-BA e Integrante do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA).

Urbano Cavalcante Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2017), com Pós-Doutorados pela FFLCH-USP (2002) e pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2022). Docente do PPGL Linguagens e Representações e PROFLETRAS da UESC e do Instituto Federal da Bahia (IFBA, Campus Ilhéus). Líder do LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq) e Pesquisador do Diálogo, Gedusp e Linguagens, Discurso e Ensino (USP/CNPq).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

SILVA, M. A. R. e; CAVALCANTE FILHO, U. . Que língua é essa? Anotações dialógicas sobre o ensino de língua portuguesa em contexto escolar indígena. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02220, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02220. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4500. Acesso em: 5 nov. 2024.