Que língua é essa? Anotações dialógicas sobre o ensino de língua portuguesa em contexto escolar indígena
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02220Mots-clés :
Concepções de língua/linguagem, Círculo de Bakhtin, Escola IndígenaRésumé
O objetivo deste artigo é discutir a(s) concepção(ões) de língua presente(s) no ensino de língua portuguesa no contexto escolar indígena, a partir da visão e falas das docentes indígenas (pertencentes à etnia Pataxó) que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, Brasil. A partir de uma análise discursiva decorrente de entrevistas feitas às professoras que têm o português como 1ª língua, foi possível observar qual(is) a(s) concepção(ões) dessas docentes sobre língua que possivelmente norteiam o ensino de língua portuguesa no contexto indígena. A chamada Análise Dialógica do Discurso (ADD) constitui o principal aparato teórico da pesquisa. Os resultados do estudo apontam que: i) as docentes indígenas percebem a língua portuguesa como um instrumento necessário para que a comunicação social aconteça, marcando também a presença da língua indígena no processo; ii) as professoras compreendem a língua enquanto processo de interação pelo prisma sociológico, uma vez que valorizam aspectos históricos, culturais e identitários.
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