Que língua é essa? Anotações dialógicas sobre o ensino de língua portuguesa em contexto escolar indígena

Auteurs

  • Márcia Aparecida Rodrigues e Silva Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Urbano Cavalcante Filho Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02220

Mots-clés :

Concepções de língua/linguagem, Círculo de Bakhtin, Escola Indígena

Résumé

O objetivo deste artigo é discutir a(s) concepção(ões) de língua presente(s) no ensino de língua portuguesa no contexto escolar indígena, a partir da visão e falas das docentes indígenas (pertencentes à etnia Pataxó) que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, Brasil. A partir de uma análise discursiva decorrente de entrevistas feitas às professoras que têm o português como 1ª língua, foi possível observar qual(is) a(s) concepção(ões) dessas docentes sobre língua que possivelmente norteiam o ensino de língua portuguesa no contexto indígena. A chamada Análise Dialógica do Discurso (ADD) constitui o principal aparato teórico da pesquisa. Os resultados do estudo apontam que: i) as docentes indígenas percebem a língua portuguesa como um instrumento necessário para que a comunicação social aconteça, marcando também a presença da língua indígena no processo; ii) as professoras compreendem a língua enquanto processo de interação pelo prisma sociológico, uma vez que valorizam aspectos históricos, culturais e identitários.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Márcia Aparecida Rodrigues e Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Letras Linguagens e Representações pelo PPGL da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Docente da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz Cabrália-BA e Integrante do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA).

Urbano Cavalcante Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2017), com Pós-Doutorados pela FFLCH-USP (2002) e pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2022). Docente do PPGL Linguagens e Representações e PROFLETRAS da UESC e do Instituto Federal da Bahia (IFBA, Campus Ilhéus). Líder do LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq) e Pesquisador do Diálogo, Gedusp e Linguagens, Discurso e Ensino (USP/CNPq).

Références

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso.Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 9-31.

BRITO, R. M.; CARVALHO, M. A. F. de. As contribuições da Linguística Textual nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de língua portuguesa. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1-16, 2020.

CAMPOS, E. P. de. Por um ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.

CARVALHAES, W. L. Gêneros do discurso e ensino: análise de um livro didático de português. Diálogo das Letras, v. 7, n. 2, p. 121 - 134, 2018.

FREITAS, M. T. A. Bakhtin e a Psicologia. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de (org.). Diálogos com Bakhtin. 4. ed. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2007. p. 141-149.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

GRILLO, S. V. de C. Esfera e campo. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos – chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018, p. 133-160.

POVO PATAXÓ. Inventário Cultural Pataxó: Tradições do povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia. Bahia: Atxohã / Instituto Tribos Jovens (ITJ), 2011.

SILVEIRA, A. P. K.; ROHLING, N.; RODRIGUES, R. H. A Análise Dialógica dos Gêneros do Discurso e os Estudos de Letramento: glossário para leitores iniciantes. Florianópolis: DIOESC, 2012.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

Téléchargements

Publiée

2022-12-27

Comment citer

SILVA, M. A. R. e; CAVALCANTE FILHO, U. . Que língua é essa? Anotações dialógicas sobre o ensino de língua portuguesa em contexto escolar indígena. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02220, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02220. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4500. Acesso em: 5 nov. 2024.