Produção textual escrita de graduandos surdos a partir de gêneros discursivos e de proposta de ensino bilí­ngue

Autores/as

  • Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
  • Rosana Maria do Prado Meireles Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Palabras clave:

Educação de surdos, Lí­ngua portuguesa escrita, Bilinguismo, Libras/LP

Resumen

Este trabalho traz uma reflexão sobre ensino de Lí­ngua Portuguesa escrita para graduandos surdos, realizado no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Como fundamentação teórica, apoiamo-nos em orientações apresentadas em documentos legais que resguardam a educação de surdos (BRASIL, 2002; 2005), em pesquisadores que se dedicam ao ensino de Lí­ngua Portuguesa para surdos em uma perspectiva bilí­ngue (QUADROS, 1997; FERNANDES, 2002, 2006; PEREIRA, 2014) e na concepção de ensino de lí­nguas para fins especí­ficos (LEFFA, 1998, 2007; RAMOS, 2004). Trata-se de um estudo bibliográfico, cujos procedimentos seguem os pressupostos de uma pesquisa de campo (GIL, 2008). Os resultados mostram que o professor de surdos deve estar preparado para atender í s demandas desses aprendizes, utilizando estratégias e recursos visuais condizentes com suas necessidades. Como produto da pesquisa, foram produzidos anúncios publicitários, cuja elaboração seguiu três fases de ensino: Apresentação, Detalhamento e Aplicação (RAMOS, 2004) e os resultados comprovam a necessidade de produção de materiais didáticos autênticos para se trabalhar com alunos surdos, que usam a LP como segunda lí­ngua.

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Publicado

2018-12-05

Cómo citar

CRUZ, O. M. de S. e S. da .; MEIRELES, R. M. do P. . Produção textual escrita de graduandos surdos a partir de gêneros discursivos e de proposta de ensino bilí­ngue. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 188–207, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/856. Acesso em: 5 oct. 2024.