"Redondo é sair do seu quadrado" (2017): análise semiótica de posts publicitários da skol no facebook
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02004Palavras-chave:
Figuratividade., Discurso publicitário, Semiótica Discursiva.Resumo
O objetivo principal deste artigo é investigar como se dá a relação entre os textos verbal, visual e verbo-visual que compõem um tipo específico de anúncio publicitário, o post, avaliando em que medida eles funcionam na produção de um sentido global ao sincretizarem tais linguagens. Nesse sentido, os posts publicitários são tomados como objetos de análise deste estudo e compreendidos como textos sincréticos, conforme a Semiótica Discursiva, a partir das contribuições de Greimas (2014), Hjelmslev (1975), Floch (1985, 1986, 1995), Fiorin (2009) e Barros (2002, 2004). Foram coletados três posts publicados na página oficial da Skol, no Facebook, para a campanha de verão "Redondo é sair do seu quadrado", no período entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, analisando-se a constituição verbo-visual marcada pela sobreposição da linguagem verbal (os textos escritos na imagem e as legendas dos posts) e da linguagem visual (a composição figurativa das personagens e dos espaços nas imagens). Os resultados das análises apontam que a marca busca redimensionar sua própria imagem e abrangência de mercado na tentativa de adotar o discurso da inclusão e da quebra de padrões sociais ao incluir entre as estratégias enunciativas o texto de audiodescrição reforçado pela hashtag #PraCegoVer.
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