Povo brasileiro: representações discursivas no discurso da presidenta Dilma Rousseff
Palavras-chave:
Análise Textual Discursiva, Representação discursiva, Povo brasileiroResumo
A presente pesquisa objetiva analisar a construção das Representações discursivas (Rds) do objeto-de-discurso "povo brasileiro" presentes no discurso da presidenta Dilma Rousseff, proferido horas depois do término da copa do mundo no Brasil, publicado no site oficial do Planalto, no dia 14 de Julho de 2014. Utilizamos como respaldo teórico os pressupostos da Análise Textual dos discursos (ATD), que analisa a produção co(n)textual de sentido fundamentado em textos concretos, com o foco nas representações discursivas presentes. Buscamos descrevê-las e interpretá-las a partir das operações de construção semântica em Adam (2011), (re)interpretadas por Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010). Acrescentadas pelos estudos de Queiroz (2013), Ramos (2011), entre outros. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo e interpretativo, baseado em Gil (2008) e Silva e Menezes (2005). Para a análise do nosso corpus utilizamos três operações de construção semântica: a referenciação, a aspectualização e a predicação. A partir das referidas categorias, as quais propõem a descrição e interpretação dos elementos semântico-gramaticais do discurso da presidenta, foi possível revelar e tornar consistente o ponto de vista da presidenta sobre o "povo brasileiro" durante a copa do mundo no Brasil, na qual ajudaram na construção de sentido textual, contribuindo para uma compreensão eficaz do discurso. Espera-se que esta pesquisa contribua para outros estudos na área da Análise Textual Discursiva (ATD), especificamente em estudos do nível semântico do texto.
Downloads
Referências
ADAM, J-M. A Linguística Textual: introdução í análise textual dos discursos. Trad. RODRIGUES, Maria das Graças S.; SILVA NETO, João G.; PASSEGGI, Luis; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia F.. São Paulo: Cortez, 2011, p. 13-217.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 260-300.
KOCH, I. G. V; FíVERO, L. L. Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 1998.
KOCH, I. G.V. Introdução í Linguística Textual: Trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2013.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOSCA, L. L. S. Retórica de ontem e de hoje. São Paulo: Associação Editorial Humanizatas, 2004.
Palácio do Planalto Presidência da República. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/discursos/discursos-da-presidenta/palavras-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-no-balanco-da-copa-do-mundo-fifa-2014-no-brasil > Acesso em 01 de setembro de 2014.
PASSEGGI, L. et al. A estruturação sintático-semântica dos conteúdos discursivos: categorias descritivas da lógica natural para a linguística. In: PASSEGGI, L.; OLIVEIRA, M. do S. (Org.). Linguística e Educação: gramática, discurso e ensino. São Paulo: Terceira Margem, 2001.
______. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, M. Q.; BENTES, A C (Org.). Linguística de texto e análise de conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
QUEIROZ, M. E. de. As Representações discursivas do locutor e dos alocutários no discurso político de renúncia (Antônio Carlos Magalhães). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/PPgEL). Natal, 2013, p. 22-172.
RAMOS, M. G. Representações discursivas de ficar e namorar em textos de vestibulandos e pré-vestibulandos. Tese (doutorado em Linguística Aplicada) – UFRN/PPgEL. Natal, RN, 2011, p 19-159.
RODRIGUES, M. das G. S; PASSEGGI, L; SILVA NETO, J. G. (Org.). "Voltarei. O povo me absolverá...": a construção de um discurso político de renúncia. IN: ADAM, J.; HEIDEMANN, U. MAIGUENEAU, D. Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010.
RODRIGUES, M. das G. S. et al. A carta-testamento de Getúlio Vargas (1882-1954): genericidade e organização textual no discurso político. Filologia e linguística portuguesa. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, n. 14 (2). São Paulo: FFLCH-USP, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.