O discurso midiático do agronegócio no Brasil sob um olhar da Análise Discursiva Crítica e da Semiótica Social
Palavras-chave:
Análise do Discurso Crítica, Agronegócio, Práticas DiscursivasResumo
Este artigo discute a constituição do discurso midiático do agronegócio no cenário brasileiro nos últimos anos buscando articular a sua emergência enquanto uma prática discursiva intrinsicamente arraigada a uma estrutura e pensamento social. Sob a égide da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH 1992; 2001[2008]) e da Semiótica Social (KRESS e VAN LEEUWEN 2001, 2006; KRESS, 2010), investigamos as formas de comunicação e representação do agronegócio em um dos comerciais "Agro a indústria riqueza do Brasil". Assim, buscamos também observar a representação do agronegócio que se materializa não apenas por meio da linguagem verbal do evento comunicativo, como mapear os recursos semióticos utilizados (música, cores, imagem etc) observando a orquestração de significados. Observa-se que toda a articulação dos modos semióticos busca representar o agronegócio como um modelo viável, sustentável e moderno para os modos de produção da economia brasileira, obscurecendo uma série de questões que estão arraigadas a esse modelo de produção.
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