O discurso midiático do agronegócio no Brasil sob um olhar da Análise Discursiva Crí­tica e da Semiótica Social

Auteurs

  • Záira Bomfante dos Santos Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES)
  • Ueber José de Oliveira Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES)
  • Clarice Lage Gualberto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mots-clés :

Análise do Discurso Crí­tica, Agronegócio, Práticas Discursivas

Résumé

Este artigo discute a constituição do discurso midiático do agronegócio no cenário brasileiro nos últimos anos buscando articular a sua emergência enquanto uma prática discursiva intrinsicamente arraigada a uma estrutura e pensamento social. Sob a égide da Análise do Discurso Crí­tica (FAIRCLOUGH 1992; 2001[2008]) e da Semiótica Social (KRESS e VAN LEEUWEN 2001, 2006; KRESS, 2010), investigamos as formas de comunicação e representação do agronegócio em um dos comerciais "Agro a indústria riqueza do Brasil". Assim, buscamos também observar a representação do agronegócio que se materializa não apenas por meio da linguagem verbal do evento comunicativo, como mapear os recursos semióticos utilizados (música, cores, imagem etc) observando a orquestração de significados. Observa-se que toda a articulação dos modos semióticos busca representar o agronegócio como um modelo viável, sustentável e moderno para os modos de produção da economia brasileira, obscurecendo uma série de questões que estão arraigadas a esse modelo de produção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BURN. A. The kineikonic mode: towards a multimodal approach to moving image media. MODE node, Institute of Education, University of London, 2013.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasí­lia. Ed. UnB, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional por uma Educação do Campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLILNA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. Petropólis, Editora Vozes, 2004, p. 19-62.

GUIMARAES, A. P. Quatro Séculos de Latifúndio. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIEESEN, C. Halliday´s introduction to functional grammar. 4 ed. London, 2014.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

IEDEMA, R. Analysing film and television: a social semiotic account of Hospital: An unhealthy business. In: VAN LEEUWEN, T.; JEWITT, C. (Ed.). Handbook of visual analysis. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications. 2001, p. 183-206.

KAUTSKY, K. A Questão Agrária. São Paulo: Nova Cultura, 1986.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 1996[2006].

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

MARANHíO, R. O Estado e a Polí­tica Populista no Brasil (1954 – 1964). In: FAUSTO. B. (Org.). História Geral da Civilização Brasileira. O perí­odo republicano. Sociedade e polí­tica (1930 – 1964). Direção Boris Fausto. Bertrand Brasil, 2004, p. 257-294.

VALADíO, V. A. Assentamentos e Sem terra: a importância do papel dos mediadores. Vitória. Edufes, 1999.

VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o texto: uma visão multissemiótica. A Multimodalidade Textual a Serviço do Ensino, Projeto de Pesquisa, Capes, 2007.

VIERA, J. A. O discurso mercantilista do Ensino Brasileiro. In: VIEIRA, J. A.; PAGLIUCHI, R.C.; MAGALHíES, C. et al (Orgs.). Olhares em análise de discurso crí­tica. Brasí­lia: Editora UNB, 2009, 236 p.

SILVA, D. de O. S. Artes visuais e imagens: ler e educar. In: DURAN, M. C. G.; ALVES, M. L.; NETO, E. dos S. (Org.). Educadores: memórias, imagens, vozes e saberes. Educação e Linguagem. Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação e Letras. São Bernardo do Campo/SP: UNESP, ano 4, n. 4, jan./dez. 2001.

Téléchargements

Publiée

2019-04-05

Comment citer

SANTOS, Z. B. dos .; OLIVEIRA, U. J. de .; GUALBERTO, C. L. O discurso midiático do agronegócio no Brasil sob um olhar da Análise Discursiva Crí­tica e da Semiótica Social. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 159–178, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/560. Acesso em: 5 oct. 2024.