Ser grande ou ser rei? O discurso publicitário à luz da Semântica Argumentativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02314

Palavras-chave:

Semântica Argumentativa, Teoria dos Blocos Semânticos, Anúncio publicitário

Resumo

O presente artigo tematiza a rivalidade entre Burger King e McDonald’s expressa nas produções publicitárias de ambas as empresas. Delimita-se essa observação pela ótica da Semântica Argumentativa, mais especificamente, da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), que abarca a noção de quase-blocos. O objetivo deste estudo consiste em desvelar de que forma os sentidos argumentativos são construídos por anúncios publicitários do Burger King e do McDonald’s por meio de uma análise comparativa, fundamentando-se, assim, nas contribuições de Carel (1992, 2019), Carel e Ducrot (2005), Carel e Machado (2016), Ducrot (2004, 2005, 2018), Freitas (2007), Gomes (2020), Gomes e Lebler (2021) e Machado (2017). Desse modo, a pesquisa caracteriza-se exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. O corpus de pesquisa analisado é composto por dois anúncios publicitários, sendo um da marca Burger King e outro da marca McDonald’s. Apresenta-se como resultado que a significação dos anúncios publicitários é construída por aspecto transgressivo, demarcado por pourtant (PT), situando Burger King em um grau superior em relação ao McDonald’s e o atendimento do McDonald’s superior em relação ao do Burger King.

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Biografia do Autor

Kaian Lago, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Paola Biavatti, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Renata Viebrantz Morello , Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras, Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL).  Professor Permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

LAGO, K.; BIAVATTI, P.; MORELLO , R. V.; FREITAS, E. C. de. Ser grande ou ser rei? O discurso publicitário à luz da Semântica Argumentativa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02314, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02314. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4979. Acesso em: 7 jul. 2024.