Ser grande ou ser rei? O discurso publicitário à luz da Semântica Argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02314Palabras clave:
Semântica Argumentativa, Teoria dos Blocos Semânticos, Anúncio publicitárioResumen
O presente artigo tematiza a rivalidade entre Burger King e McDonald’s expressa nas produções publicitárias de ambas as empresas. Delimita-se essa observação pela ótica da Semântica Argumentativa, mais especificamente, da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), que abarca a noção de quase-blocos. O objetivo deste estudo consiste em desvelar de que forma os sentidos argumentativos são construídos por anúncios publicitários do Burger King e do McDonald’s por meio de uma análise comparativa, fundamentando-se, assim, nas contribuições de Carel (1992, 2019), Carel e Ducrot (2005), Carel e Machado (2016), Ducrot (2004, 2005, 2018), Freitas (2007), Gomes (2020), Gomes e Lebler (2021) e Machado (2017). Desse modo, a pesquisa caracteriza-se exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. O corpus de pesquisa analisado é composto por dois anúncios publicitários, sendo um da marca Burger King e outro da marca McDonald’s. Apresenta-se como resultado que a significação dos anúncios publicitários é construída por aspecto transgressivo, demarcado por pourtant (PT), situando Burger King em um grau superior em relação ao McDonald’s e o atendimento do McDonald’s superior em relação ao do Burger King.
Descargas
Citas
ARAUJO, L. McDonald's provoca BK em outdoor e recebe resposta na mesma moeda. In: Propmark. São Paulo, 25 jul. 2019. Disponível em: https://propmark.com.br/mcdonalds-provoca-bk-em-outdoor-e-recebe-resposta-na-mesma-moeda/. Acesso em: 13 set. 2022.
CANAL HISTORY BRASIL. Burger King X Mcdonald's - Parte 1 | Gigante dos Alimentos | History. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (5 min. 15 seg.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WFkWKboWGjc. Acesso em: 13 out. 2022.
CAREL, M. Vers une formalisation de la théorie de l’argumentation dans la langue. 1992. Thèse (Doctorat en Mathématiques et Applications aux Sciences de l’Homme - Logique linguistique) – École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, 1992.
CAREL, M.; DUCROT, O. (org.). La Semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos; edición literaria a cargo de María Marta García Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.
CAREL, M.; MACHADO, J. Debate sobre a Teoria dos Blocos Semânticos e a Semântica do Acontecimento: quase-bloco, locutor-posição e espaço de enunciação. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 51, n. 1, p. 38-46, jan.-mar. 2016.
CAREL, M. Interpretação e decodificação argumentativas. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 44, n. 80, ago. 2019. ISSN 1982-2014.
DUCROT, O. Sentido y argumentación. Traducción: María Marta García Negroni. In: ARNOUX, E. et al. 1. ed. Buenos Aires: Eudeba, 2004. p. 359-370.
DUCROT, O. Los bloques semánticos y el cuadrado argumentativo. Conferencia 2. In: CAREL, M.; DUCROT, O. (org.). La Semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos; edición literaria a cargo de María Marta García Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005. p. 29-50.
DUCROT, O.; BIGLARI, A. Os riscos do discurso: encontros com Oswald Ducrot. Entrevista coletada por Amir Biglari. Tradução: Leci Borges Barbisan e Lauro Gomes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.150 p.
FORBES BRASIL. McDonald's x Burger King: por dentro da guerra do hambúrguer. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (7 min. 51 seg.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gnkEACcvlU&t=23s. Acesso em: 13 out. 2022.
FREITAS, E. C. de. Semântica argumentativa: a construção do sentido no discurso. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.
GOMES, L. Discurso artístico e argumentação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
GOMES, L.; LEBLER, C. Os conceitos de aspecto (normativo e transgressivo), e de argumentação (interna e externa). In: BEHE, L.; CAREL, M.; DENUC, C.; MACHADO, J. (org.). Curso de semântica argumentativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 89-103.
MACHADO, J. A Teoria dos Blocos Semânticos em revisão. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 4, p. 1935-1964, 2017
MENDONÇA, R. Análise de anúncio publicitário: Burger King. Expresso: Análise e Crítica, 7 nov. 2014. Disponível em: http://expressoanaliseecritica.blogspot.com/2014/11/analise-de-anuncio-publicitario-burger.html. Acesso em: 13 set. 2022.
PRODANOV, C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogo das Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.