Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02010

Palavras-chave:

Comunicação e cultura organizacional, Ethos discursivo, Facebook

Resumo

Esta pesquisa, de forma imbricada, analisa comunicação, cultura, identidade e discurso organizacional em páginas de redes sociais, com o objetivo de compreender a imagem de si construí­da no discurso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no Facebook. Para tanto, a base teórica contempla conceitos de cenografia e ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2011, 2013), cultura (GEERTZ, 2008), identidade (HALL, 2000, 2005, 2016; WOODWARD, 2012), cultura organizacional (MORGAN, 2011) e comunicação nas organizações (MARCHIORI, 2008, 2016; ALMEIDA, 2008). O corpus deste estudo de caso compõe-se de um meme publicado na página do IFRS no Facebook. Como resultado, observou-se que a cenografia enunciativa da postagem analisada utiliza-se de uma linguagem verbo-visual em que há elementos discursivos (verbais e não verbais) que representam a cultura e identidade organizacionais, construindo um ethos discursivo de compromisso social, como uma imagem de si que intenciona aproximar a instituição de seus públicos.

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

THOMAS, C. S. .; FREITAS, E. C. de . Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02010, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02010. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2135. Acesso em: 5 nov. 2024.