Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02010Palavras-chave:
Comunicação e cultura organizacional, Ethos discursivo, FacebookResumo
Esta pesquisa, de forma imbricada, analisa comunicação, cultura, identidade e discurso organizacional em páginas de redes sociais, com o objetivo de compreender a imagem de si construída no discurso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no Facebook. Para tanto, a base teórica contempla conceitos de cenografia e ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2011, 2013), cultura (GEERTZ, 2008), identidade (HALL, 2000, 2005, 2016; WOODWARD, 2012), cultura organizacional (MORGAN, 2011) e comunicação nas organizações (MARCHIORI, 2008, 2016; ALMEIDA, 2008). O corpus deste estudo de caso compõe-se de um meme publicado na página do IFRS no Facebook. Como resultado, observou-se que a cenografia enunciativa da postagem analisada utiliza-se de uma linguagem verbo-visual em que há elementos discursivos (verbais e não verbais) que representam a cultura e identidade organizacionais, construindo um ethos discursivo de compromisso social, como uma imagem de si que intenciona aproximar a instituição de seus públicos.
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