O modo argumentativo na caracterização do ethos do discurso de autoajuda para adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.22297/DL.V2I1.451Palavras-chave:
argumentação, ethos, autoajudaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a argumentação encontrada na análise do ethos discursivo em uma das obras de autoajuda para adolescentes selecionadas para pesquisa, a saber, "Não faça tempestade em copo d"™água para adolescentes", de Richard Carlson (2001). Adota-se, como modelo teórico-metodológico de análise, as reflexões da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente as de Maingueneau (2008) a respeito da noção de ethos discursivo, e a perspectiva semiolinguística de Charaudeau (2010) sobre o modo de organização argumentativo. Como resultados da pesquisa, verificaram-se entre os principais procedimentos argumentativos no corpus as definições de comportamentos, as comparações qualitativas, as citações de experiência, as descrições narrativas e os questionamentos de denegação. Verificaram-se também quais os efeitos de sentido dos diversos procedimentos argumentativos na obra selecionada para a construção da imagem do sujeito enunciador projetada no próprio modo de exprimir deste sujeito.
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