O modo argumentativo na caracterização do ethos do discurso de autoajuda para adolescentes

Autores

  • Marí­lia Molina Furlan Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/IBILCE)

Palavras-chave:

argumentação, ethos, autoajuda

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a argumentação encontrada na análise do ethos discursivo em uma das obras de autoajuda para adolescentes selecionadas para pesquisa, a saber, "Não faça tempestade em copo d"™água para adolescentes", de Richard Carlson (2001). Adota-se, como modelo teórico-metodológico de análise, as reflexões da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente as de Maingueneau (2008) a respeito da noção de ethos discursivo, e a perspectiva semiolinguí­stica de Charaudeau (2010) sobre o modo de organização argumentativo. Como resultados da pesquisa, verificaram-se entre os principais procedimentos argumentativos no corpus as definições de comportamentos, as comparações qualitativas, as citações de experiência, as descrições narrativas e os questionamentos de denegação. Verificaram-se também quais os efeitos de sentido dos diversos procedimentos argumentativos na obra selecionada para a construção da imagem do sujeito enunciador projetada no próprio modo de exprimir deste sujeito.

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

FURLAN, M. M. . O modo argumentativo na caracterização do ethos do discurso de autoajuda para adolescentes. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 162–181, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1164. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores