A Persuasão na mídia impressa: um estudo retórico do discurso argumentativo na Revista VEJA
Palavras-chave:
Persuasão, Ethos, Revista VejaResumo
O presente artigo tenciona analisar a argumentação retórica presente em um editorial da revista Veja, edição 2172, de 7 de julho de 2010, a partir dos objetos de acordo que servem de premissas para a construção de um raciocínio argumentativo e de uma imagem positiva que a revista busca conquistar junto ao público
leitor, sem assumir, de forma explícita, um posicionamento parcial e ideológico. Toma-se como referencial teórico os estudos sobre argumentação propostos pela Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e o conceito de ethos tratado em Amossy (2005). A análise realizada evidencia que, entre outros aspectos, a
encenação argumentativa apresentada no editorial está, sobretudo, a serviço da construção discursiva de um ethos de credibilidade por parte da revista Veja.
Downloads
Referências
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
CHARAUDEAU, P; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
EMEDIATO, W. Seminário de Tópico Variável em Análise do Discurso: a argumentação nos discursos sociais. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2010. Notas de aula.
EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. Belo Horizonte: Geração Editorial, 2007.
MARQUES DE MELO, J. A opinião no jornalismo brasileiro. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.
PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VEJA. Crime e reportagem. São Paulo: Editora Abril. Ed. 2172. Ano 43. N.º 43, 7 de julho de 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.