A Persuasão na mí­dia impressa: um estudo retórico do discurso argumentativo na Revista VEJA

Auteurs

  • Jairo Vení­cio Carvalhais Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN-UFMG)

DOI :

https://doi.org/10.22297/DL.V2I1.544

Mots-clés :

Persuasão, Ethos, Revista Veja

Résumé

O presente artigo tenciona analisar a argumentação retórica presente em um editorial da revista Veja, edição 2172, de 7 de julho de 2010, a partir dos objetos de acordo que servem de premissas para a construção de um raciocí­nio argumentativo e de uma imagem positiva que a revista busca conquistar junto ao público
leitor, sem assumir, de forma explí­cita, um posicionamento parcial e ideológico. Toma-se como referencial teórico os estudos sobre argumentação propostos pela Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e o conceito de ethos tratado em Amossy (2005). A análise realizada evidencia que, entre outros aspectos, a
encenação argumentativa apresentada no editorial está, sobretudo, a serviço da construção discursiva de um ethos de credibilidade por parte da revista Veja.

Téléchargements

Références

AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mí­dias. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

EMEDIATO, W. Seminário de Tópico Variável em Análise do Discurso: a argumentação nos discursos sociais. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2010. Notas de aula.

EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. Belo Horizonte: Geração Editorial, 2007.

MARQUES DE MELO, J. A opinião no jornalismo brasileiro. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VEJA. Crime e reportagem. São Paulo: Editora Abril. Ed. 2172. Ano 43. N.º 43, 7 de julho de 2010.

Téléchargements

Publiée

2018-03-13

Comment citer

OLIVEIRA, Jairo Vení­cio Carvalhais. A Persuasão na mí­dia impressa: um estudo retórico do discurso argumentativo na Revista VEJA. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 230–241, 2018. DOI: 10.22297/DL.V2I1.544. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1206. Acesso em: 6 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.