A sala de aula de leitura e produção de textos como espaço dialógico: ethos, polifonia e discurso envolvente
Palavras-chave:
Ethos, Polifonia, Discurso EnvolventeResumo
Observando a linguagem sob a perspectiva dialógica, este artigo procura descrever e analisar cenas de sala de aula, a partir da observação de marcas linguísticas dos discursos de sujeitos envolvidos em situação de ensino, relacionando-os com as noções de ethos (MAINGUENEAU, 2005, 2006; AMOSSY, 2008; SOUTO MAIOR, 2010), polifonia (BAKHTIN, 2005) e de discurso envolvente (SOUTO MAIOR, 2012). É a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (CHIZZOTTI, 2001; LÜDKE e ANDRÉ, 1986; TRIVIÑOS, 2008) que desenvolvemos este trabalho, analisando transcrições de gravações em áudio e diários de campo com informações coletadas em situações de ensino nas aulas ministradas no Projeto Ensino e aprendizagem de Línguas em Comunidades de Maceió (PROEX/FALE). Observamos, neste estudo, que o ethos dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa - construído no e pelo discurso -, reforça o que defende Amossy (2008) quando afirma que "todo ato de tomar a palavra implica a construção de uma imagem de si", através de discursos envolventes veiculados pela mídia e pelo discurso religioso, caracterizados pela multiplicidade de vozes e consciências. Nesse sentido, é importante promover nas aulas de Leitura e Produção de textos discussões sobre temáticas que façam sentido para os alunos e que os permitam refletir sobre a atualidade.
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Referências
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