A sala de aula de leitura e produção de textos como espaço dialógico: ethos, polifonia e discurso envolvente

Autores

  • Alexandre Ribeiro Emiliano Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Rita de Cássia Souto Maior Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL)

Palavras-chave:

Ethos, Polifonia, Discurso Envolvente

Resumo

Observando a linguagem sob a perspectiva dialógica, este artigo procura descrever e analisar cenas de sala de aula, a partir da observação de marcas linguí­sticas dos discursos de sujeitos envolvidos em situação de ensino, relacionando-os com as noções de ethos (MAINGUENEAU, 2005, 2006; AMOSSY, 2008; SOUTO MAIOR, 2010), polifonia (BAKHTIN, 2005) e de discurso envolvente (SOUTO MAIOR, 2012). É a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (CHIZZOTTI, 2001; LÜDKE e ANDRÉ, 1986; TRIVIÑOS, 2008) que desenvolvemos este trabalho, analisando transcrições de gravações em áudio e diários de campo com informações coletadas em situações de ensino nas aulas ministradas no Projeto Ensino e aprendizagem de Lí­nguas em Comunidades de Maceió (PROEX/FALE). Observamos, neste estudo, que o ethos dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa - construí­do no e pelo discurso -, reforça o que defende Amossy (2008) quando afirma que "todo ato de tomar a palavra implica a construção de uma imagem de si", através de discursos envolventes veiculados pela mí­dia e pelo discurso religioso, caracterizados pela multiplicidade de vozes e consciências. Nesse sentido, é importante promover nas aulas de Leitura e Produção de textos discussões sobre temáticas que façam sentido para os alunos e que os permitam refletir sobre a atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14. ed. São Paulo : HUCITEC, 2004.

______. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAITH, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave 2. Ed. São Paulo: contexto, 2005.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogos: as ideias do Cí­rculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

GERALDI, João Wanderlei. Da redação í produção de textos. In: GERALDI, João Wanderlei, CITELLI, Beatriz. (orgs) Aprender e Ensinar com Textos de Alunos. São Paulo: Cortez, 2000.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

______. Cenas de enunciação. Curitiba: Criar, 2006.

MOTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (orgs.) Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

POSSENTI, Sí­rio. O eu no discurso do outro ou a subjetividade mostrada. In: POSSENTI, Sí­rio. Os limites do discurso. 2.ed. Curitiba, PR: 2004.

SOUTO MAIOR, Rita de Cássia. As constituições de ethos e os discursos envolventes no ensino de lí­ngua portuguesa em contexto de pesquisa-ação. 2009. Tese (Doutorado em Linguí­stica) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

______. Atividade argumentativa: indí­cio de criticidade do sujeito leitor e produtor de textos. Leitura (UFAL), v. 42, p. 140-154, 2010.

______. Interação posta e subtendida: o ethos especular. Revista Odisséia, v. 07, 2011.

______; LIMA, Antonio C. Responsividade e Discursos Envolventes: observando o ensino e aprendizagem de Lí­ngua Portuguesa. Revista Eutomia, prelo. 2012.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução í pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

EMILIANO, A. R. .; SOUTO MAIOR, R. de C. . A sala de aula de leitura e produção de textos como espaço dialógico: ethos, polifonia e discurso envolvente. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 237–253, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1257. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos da Graduação