A sala de aula de leitura e produção de textos como espaço dialógico: ethos, polifonia e discurso envolvente

Autores

  • Alexandre Ribeiro Emiliano Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Rita de Cássia Souto Maior Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL)

Palavras-chave:

Ethos, Polifonia, Discurso Envolvente

Resumo

Observando a linguagem sob a perspectiva dialógica, este artigo procura descrever e analisar cenas de sala de aula, a partir da observação de marcas linguí­sticas dos discursos de sujeitos envolvidos em situação de ensino, relacionando-os com as noções de ethos (MAINGUENEAU, 2005, 2006; AMOSSY, 2008; SOUTO MAIOR, 2010), polifonia (BAKHTIN, 2005) e de discurso envolvente (SOUTO MAIOR, 2012). É a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (CHIZZOTTI, 2001; LÜDKE e ANDRÉ, 1986; TRIVIÑOS, 2008) que desenvolvemos este trabalho, analisando transcrições de gravações em áudio e diários de campo com informações coletadas em situações de ensino nas aulas ministradas no Projeto Ensino e aprendizagem de Lí­nguas em Comunidades de Maceió (PROEX/FALE). Observamos, neste estudo, que o ethos dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa - construí­do no e pelo discurso -, reforça o que defende Amossy (2008) quando afirma que "todo ato de tomar a palavra implica a construção de uma imagem de si", através de discursos envolventes veiculados pela mí­dia e pelo discurso religioso, caracterizados pela multiplicidade de vozes e consciências. Nesse sentido, é importante promover nas aulas de Leitura e Produção de textos discussões sobre temáticas que façam sentido para os alunos e que os permitam refletir sobre a atualidade.

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Referências

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

EMILIANO, A. R. .; SOUTO MAIOR, R. de C. . A sala de aula de leitura e produção de textos como espaço dialógico: ethos, polifonia e discurso envolvente. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 237–253, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1257. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos da Graduação