A Persuasão na mí­dia impressa: um estudo retórico do discurso argumentativo na Revista VEJA

Auteurs

  • Jairo Vení­cio Carvalhais Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN-UFMG)

Mots-clés :

Persuasão, Ethos, Revista Veja

Résumé

O presente artigo tenciona analisar a argumentação retórica presente em um editorial da revista Veja, edição 2172, de 7 de julho de 2010, a partir dos objetos de acordo que servem de premissas para a construção de um raciocí­nio argumentativo e de uma imagem positiva que a revista busca conquistar junto ao público
leitor, sem assumir, de forma explí­cita, um posicionamento parcial e ideológico. Toma-se como referencial teórico os estudos sobre argumentação propostos pela Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e o conceito de ethos tratado em Amossy (2005). A análise realizada evidencia que, entre outros aspectos, a
encenação argumentativa apresentada no editorial está, sobretudo, a serviço da construção discursiva de um ethos de credibilidade por parte da revista Veja.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mí­dias. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

EMEDIATO, W. Seminário de Tópico Variável em Análise do Discurso: a argumentação nos discursos sociais. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2010. Notas de aula.

EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. Belo Horizonte: Geração Editorial, 2007.

MARQUES DE MELO, J. A opinião no jornalismo brasileiro. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VEJA. Crime e reportagem. São Paulo: Editora Abril. Ed. 2172. Ano 43. N.º 43, 7 de julho de 2010.

Téléchargements

Publiée

2018-03-13

Comment citer

OLIVEIRA, J. V. C. . A Persuasão na mí­dia impressa: um estudo retórico do discurso argumentativo na Revista VEJA. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 230–241, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1206. Acesso em: 5 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores