Na tensão de vozes, a (re)velação de imagens: o ethos de estudantes de letras em relatórios de estágio
Palavras-chave:
Argumentação, Ethos, Estudantes de letrasResumo
Este trabalho tem como foco a análise de discursos que circulam no espaço acadêmico, mais especificamente, em relatórios de estágio. Buscamos investigar como estudantes em formação na área de Letras constroem a imagem de si (ethos) nos discursos por eles produzidos em relatórios de estágio, considerando, como relativo à construção das possíveis imagens, os elementos do processo argumentativo dos seus discursos, as técnicas argumentativas, os lugares da argumentação de onde partem esses discursos e o auditório pressuposto pelos autores/oradores. Para este diálogo, trazemos as contribuições dos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (2003, 2009), considerando, especialmente, sua concepção histórico-discursiva de sujeito situada dentro de uma perspectiva dialógica da linguagem, e os pressupostos da Nova Retórica, por meio dos estudos de Perelman e Tyteca (2005). Foram analisados 05 (cinco) relatórios de estágio supervisionado II, de uma instituição de Ensino Superior. Os dados revelam que os autores/oradores dos 05 (cinco) relatórios de estágio analisados constroem uma argumentação que lhes afirma o caráter ético e profissional. Nesse processo dialógico, os autores/oradores constroem a imagem de si, como profissionais competentes, superiores/inovadores e atualizados em relação aos novos pressupostos do ensino de língua materna, utilizando-se, para isso, de processos argumentativos que envolvem acordos prévios, lugares da argumentação e diferentes tipos de argumentos.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V.). Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
MEYER, M. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: A retórica. São Paulo: Ática, 2007. p. 34-49.
PEREIRA, C. C.; ALVES, M. L. A contribuição do estágio supervisionado para a formação do aluno do curso de letras/CAMEAM/UERN. In: COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA, 7, 2010, Pau dos Ferros. Anais do VII CMELP. Pau dos Ferros: Edições Queima-Bucha, 2010.
PERELMAN, C.; OLBREHTS–TYTECA. L. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SOUZA, G. S. O Nordeste na mídia: um (des) encontro de sentidos. Araraquara, 2003, 398p. Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho".
SOUZA, Gilton Sampaio de. Argumentação no discurso: questões conceituais. In: FREITAS, Alessandra Cardozo de; RODRIGUES, Lílian de Oliveira; SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa (Orgs.). Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Mossoró: Queima Bucha, 2008.
SOUZA, G. S.; COSTA, R. L. Ciência e argumentação na elaboração de justificativas de monografia de graduação. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO – I CONLID, 1., Mossoró: UERN, 2008.
SOUZA, G. S. ; PEREIRA, C. C. ; ALVES, M. L. . Argumentação e dialogismo no texto acadêmico: os interlocutores em justificativas de monografia de graduação. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, João Pessoa: Idéia, 2009. v. Único. p. 1642-1647.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.