O que diz o egresso de um curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior

Autores

  • Gilton Sampaio de Souza
  • Rosa Leite da Costa
  • Marí­lia Cavalcante de Freitas Moreira

Palavras-chave:

Curso de Letras, Discursos, Processos argumentativos

Resumo

Neste trabalho, analisamos, em respostas de egressos de Letras, aspectos do processo argumentativo em discursos sobre a formação que lhes foi oferecida e sobre o próprio curso. Focalizamos a construção argumentativa do discurso, as teses, as técnicas argumentativas empregadas e o auditório a que se dirigem os oradores. O corpus é constituí­do por dez respostas coletadas por meio de questionários escritos, aplicados a egressos de diferentes turmas de formação, que foram analisadas adotando-se uma abordagem qualitativa de pesquisa. A fundamentação teórica é advinda da Nova Retórica, de Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014) e de Perelman (1993), com as contribuições de autores da área (ABREU,1999; IDE, 2000, dentre outros). Os resultados apontam que: a) as teses sobre a formação oferecida se constroem por associação e por dissociação de noções, em que a formação no curso se revela produtiva com professores que estimulam a pós-graduação, por exemplo; e b) as teses defendidas sobre o curso constituem-se prioritariamente por associação de noções, em que predominam os argumentos por interação ato-pessoa na valorização do curso. A conclusão da pesquisa apresenta teses sobre o curso e a formação oferecida em que os argumentos que se baseiam na estrutura do real se sobrepõem, sobretudo na interação ato-pessoa, revelando o lugar da qualidade e da pessoa como superior na hierarquia dos valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. L.; SOUZA, G. S. Argumentação em discursos sobre formação superior e atuação na área de Letras: análise em relatórios de estágio supervisionado. Linha d'Agua, v. 29, p.271-293, 2016.

ALVES, M. L.; SOUZA, G. S. Na tensão de vozes, a (re)velação de imagens: o ethos de estudantes de Letras em relatórios de estágio. Diálogo das Letras, v. 2, p. 125-146, 2013.

IDE, P. A arte de pensar. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

PERELMAN, C. O império retórico: retórica e argumentação. Porto: Ed. ASA, 1993.

PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado de argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

QUEIROZ, M. E.; SOUZA, G. S.; PEREIRA, C. C. O trabalho com os gêneros do discurso no ensino médio e superior em aulas de lí­ngua materna. SOLETRAS, v. 26, p. 21-34, 2013.

SOUZA, G. S. O perfil dos egressos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN: Relatório comentado. Pau dos Ferros, 2016.

SOUZA, G. S; SOUSA, M. S. C.; MOREIRA, M. C. F. A educação como espaço de superação de indiferença e discriminação social: argumentação e identidades em depoimento de uma professora universitária. Identidade! (Online), v. 21, p. 80-90, 2016.

SOUZA, G. S et al. As técnicas argumentativas em diferentes esferas da comunicação: proposta de análise em textos jornalí­sticos, lí­tero-musicais, jurí­dicos e acadêmicos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 142-164, 2016.

SOUZA, G. S; COSTA, R. L; BARBOSA JUNIOR, F. F. A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o Campus de Pau dos Ferros. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 02, p. 63-75, 2012.

SOUZA, G. S.; PEREIRA, C. C.; COSTA, E. A. A formação do professor em cursos de Letras: aspectos do objeto de ensino em disciplinas da área de Lí­ngua Portuguesa. Revista Letras (UFSM) online, v. 22, p. 01-16, 2012.

SOUZA, G. S.; BESSA, J. C. R. A produção textual no ensino superior: Análise de processos argumentativos em justificativas de monografias de graduação. Revista Veredas (UFJF. Online), v. 1, p. 305-320, 2011.

SOUZA, G. S et al. O ensino do texto no Curso de Letras: das concepções teóricas sobre gêneros do discurso í s propostas de atividades práticas. Revista Saberes. Letras (Vitória), v. 8, p. 197-209, 2010.

SOUZA, G. S.; COSTA, R. L. O professor de Letras e seu discurso: a constituição do ethos de professores do Ensino Superior. Revista Letra Magna, v. x, p. 1-16, 2009.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

SOUZA, G. S. de .; COSTA, R. L. da .; MOREIRA, M. C. de F. O que diz o egresso de um curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 387–404, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/959. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)