O que diz o egresso de um curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior
Palavras-chave:
Curso de Letras, Discursos, Processos argumentativosResumo
Neste trabalho, analisamos, em respostas de egressos de Letras, aspectos do processo argumentativo em discursos sobre a formação que lhes foi oferecida e sobre o próprio curso. Focalizamos a construção argumentativa do discurso, as teses, as técnicas argumentativas empregadas e o auditório a que se dirigem os oradores. O corpus é constituído por dez respostas coletadas por meio de questionários escritos, aplicados a egressos de diferentes turmas de formação, que foram analisadas adotando-se uma abordagem qualitativa de pesquisa. A fundamentação teórica é advinda da Nova Retórica, de Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014) e de Perelman (1993), com as contribuições de autores da área (ABREU,1999; IDE, 2000, dentre outros). Os resultados apontam que: a) as teses sobre a formação oferecida se constroem por associação e por dissociação de noções, em que a formação no curso se revela produtiva com professores que estimulam a pós-graduação, por exemplo; e b) as teses defendidas sobre o curso constituem-se prioritariamente por associação de noções, em que predominam os argumentos por interação ato-pessoa na valorização do curso. A conclusão da pesquisa apresenta teses sobre o curso e a formação oferecida em que os argumentos que se baseiam na estrutura do real se sobrepõem, sobretudo na interação ato-pessoa, revelando o lugar da qualidade e da pessoa como superior na hierarquia dos valores.
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