O Componente Curricular Língua Portuguesa para o Ensino Médio no documento “Currículo do Piauí”: uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02430Palavras-chave:
Componente Curricular, Língua Portuguesa, DiscursoResumo
De acordo com a Constituição Federal de 1988, os estados brasileiros podem legislar sobre a sua educação. Assim sendo, cada unidade da federação pode criar um documento curricular que oriente a educação de sua região. O Piauí é um exemplo de estado que tem esse documento. Diante disso, neste trabalho, toma-se por objeto de investigação o discurso do Componente Curricular Língua Portuguesa do Ensino Médio, no Currículo do Piauí, com o objetivo geral de analisar as relações dialógicas e aspectos retórico-argumentativos constitutivos do discurso. Para fundamentar a pesquisa, parte-se dos pressupostos teóricos sobre o dialogismo, de Bakhtin (2003), Bakhtin/Voloshinov (2010), assumindo-se por teoria central a Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts Tyteca (2005). As contribuições vêm de Brait (2005), sobre a teoria bakhtiniana, e de Costa (2020), Fiorin (2015) e Reboul (1998), acerca da Teoria da Argumentação. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente pela abordagem qualitativa, com o objetivo descritivo-interpretativista e fontes documentais (Severino, 2012). Pela análise, observa-se que o discurso do componente se constrói por relações de concordância e complementaridade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Defende a tese de um ensino pautado nas diversas práticas sociais e baseia-se em acordos argumentativos, que elevam a própria BNCC ao valor do topo da hierarquia. Também reconhece as mídias, a linguagem, o texto, os gêneros e as variações linguísticas como valores atribuídos a uma proposta de ensino que se caracterize pela qualidade.
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