O Componente Curricular Língua Portuguesa para o Ensino Médio no documento “Currículo do Piauí”: uma análise discursiva

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DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02430

Palabras clave:

Componente Curricular, Língua Portuguesa, Discurso

Resumen

De acordo com a Constituição Federal de 1988, os estados brasileiros podem legislar sobre a sua educação. Assim sendo, cada unidade da federação pode criar um documento curricular que oriente a educação de sua região. O Piauí é um exemplo de estado que tem esse documento. Diante disso, neste trabalho, toma-se por objeto de investigação o discurso do Componente Curricular Língua Portuguesa do Ensino Médio, no Currículo do Piauí, com o objetivo geral de analisar as relações dialógicas e aspectos retórico-argumentativos constitutivos do discurso. Para fundamentar a pesquisa, parte-se dos pressupostos teóricos sobre o dialogismo, de Bakhtin (2003), Bakhtin/Voloshinov (2010), assumindo-se por teoria central a Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts Tyteca (2005).  As contribuições vêm de Brait (2005), sobre a  teoria bakhtiniana, e de Costa (2020), Fiorin (2015) e Reboul (1998), acerca da Teoria da Argumentação. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente pela abordagem qualitativa, com o objetivo descritivo-interpretativista e  fontes documentais (Severino, 2012). Pela análise, observa-se que o discurso do componente se constrói por relações de concordância e complementaridade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Defende a tese de um ensino pautado nas diversas práticas sociais e baseia-se em acordos argumentativos, que elevam a própria BNCC ao valor do topo da hierarquia. Também reconhece as mídias, a linguagem, o texto, os gêneros e as variações linguísticas como valores atribuídos a uma proposta de ensino que se caracterize pela qualidade. 

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Biografía del autor/a

Assidia Maria Soares Alves Parnaiba, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Rosa Leite da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Departamento de Letras Vernáculas nesta mesma universidade, no Campus de Pau dos Ferros. Líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET).

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Publicado

2024-10-05

Cómo citar

PARNAIBA, A. M. S. A.; COSTA, R. L. da. O Componente Curricular Língua Portuguesa para o Ensino Médio no documento “Currículo do Piauí”: uma análise discursiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02430, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02430. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6337. Acesso em: 23 nov. 2024.