Discursos e argumentação em memórias que constituem o açude público 25 de Março

Autores

  • Sueilton Junior Braz de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Gilton Sampaio de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Lorraine de Souza Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosa Leite da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Discurso e argumentação, Memórias, Açude 25 de Março

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar discursos sobre o Açude 25 de Março, produzidos por trabalhadores do século XX, em entrevistas, nas quais eles tratam de experiências de vida, de trabalho e de lazer, vinculando-as ao açude em questão, que é localizado no bairro Riacho do Meio, em Pau dos Ferros, cuja construção foi iniciada na época do império. A fundamentação teórica tem como base os estudos sobre memória coletiva e individual (HALBWACHS, 1990) e sobre argumentação retórica (PERELMAN; OLBRESCHTS-TYTECA, 2014). Para tanto, constituiu-se o corpus desta pesquisa por excertos de discursos de dois trabalhadores e de quatro trabalhadoras, todos com mais de 70 anos de idade, e que residiam í s margens do Açude 25 de Março, em meados do século XX. O artigo está amparado em pesquisa de campo e documental, com estudo de corpus, observando como as memórias individuais e coletivas sobre o Açude 25 de Março são construí­das e como os oradores (entrevistados) utilizam os recursos de presença na construção da argumentação em seus discursos. Nas entrevistas analisadas, os resultados dão ênfase í s atividades realizadas por esses trabalhadores e aos modos de vida de meados do século XX, nas localidades próximas ao Açude 25 de Março e ao bairro Riacho do Meio, cujas vidas são constituí­das e se misturam com as histórias do bairro e do próprio açude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. L.; SOUZA, G. S. Argumentação em discursos sobre formação superior e atuação na área de Letras: análise em relatórios de estágio supervisionado. Linha d'Agua, v. 29, p. 271-293, 2016.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FREITAS, A. M. Pau dos Ferros centenário – sinopse. Mossoró. Editora Comercial, 1956.

HALBWACHS, M. Memória coletiva. Traduzido por Laurent Léon Schaffter. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos tribunais, 1990.

LE GOFF, J. História e memória. 7. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.

LEAL, L. A. M. Memória, rememoração e lembrança em Maurice Halbwachs. Revista Linguasagem, São Carlos, SP, V. 18, n. 1, p. 1-8, 2012.

LIMA, S. J. B de. Discursos que constituem a comunidade Riacho do Meio: argumentação em "˜lembranças de velhos"™. 319 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros, 2017.

MEDEIROS, H. Massilon: nas veredas do cangaço e outros temas afins. Natal, RN: Sarau das Letras, 2010.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. O. Tratado da argumentação: a Nova Retórica. Tradução de Maria Ermantina G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

SILVEIRA. E.S. História oral e memória: pensando um perfil de pesquisador etnográfico. In: METIS: História & Cultura, São Carlos, SP, v. 18, n. 12, p. 35-44, jul./dez. 2007.

SOUZA, A. F de. Um anão na montanha: lembranças. Mossoró, Coleção Mossoroense, 1999.

SOUZA, G. S.; COSTA, R. L; SÁ M. D. C.; Alves, M. L. As técnicas argumentativas em diferentes esferas da comunicação: proposta de análise em textos jornalí­sticos, lí­teromusicais, jurí­dicos e acadêmicos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 142-164, 2016.

SOUZA, G. S; COSTA, R. L; MOREIRA, M. C. F. O que diz o egresso de um curso de letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01, p. 387-404, jan./jun. 2017.

SOUZA, G. S; SOUSA, M. S. C.; MOREIRA, M. C. F. A educação como espaço de superação de indiferença e discriminação social: argumentação e identidades em depoimento de uma professora universitária. Identidade! (Online), v. 21, p. 80-90, 2016.

SOUZA, G. S; COSTA, R. L; BARBOSA JUNIOR, F. F. A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o Campus de Pau dos Ferros. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 02, p. 63-75, 2012.

PAU DOS FERROS. REVISTA COMEMORATIVA DO BI-CENTENÁRIO DA PARÓQUIA E CENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS, 1756 – 1856 – 1956. Centro de Imprensa S.A, Natal. Dezembro de 1956.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

LIMA, S. J. B. de .; SOUZA, G. S. de .; PEREIRA, L. de S. .; COSTA, R. L. da . Discursos e argumentação em memórias que constituem o açude público 25 de Março. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 264–283, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1046. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)